Queremos ter servidores preparados e qualificados, atendendo o nosso cidadão”. Esse é o propósito do curso de atualização da Guarda Municipal do Rio Grande, segundo o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro. Durante solenidade na manhã de sexta-feira (28), no Salão Nobre do Paço Municipal, foram entregues certificados aos 19 formandos do curso.
Com duração de 80h/aulas, o curso, ministrado entre os dias 17 e 27 de junho deste ano, incluiu aulas sobre pilotagem de motos, sistema de gerenciamento operacional, técnicas de abordagem, atendimento de ocorrências, prevenção e combate a incêndio, policiamento comunitário, patrulha escolar, defesa pessoal, entre outras.
Na cerimônia, além do secretário Castro, compuseram a mesa de autoridades o prefeito Fábio Branco, o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Julio César Pereira da Silva, o representante do 6º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente Marcelo André Pereira Sagaz, e o Comandante da 1ª Companhia de Bombeiros Militar, Capitão Vargas.
Primeiro a discursar, Castro reconheceu o papel da gestão do prefeito Fábio Branco e o da Câmara de Vereadores, que estavam cientes da necessidade de capacitar profissionalmente os servidores da Guarda Municipal à vista das mudanças apresentadas pela pasta em 2021. Também destacou o empenho dos agentes. “A Guarda Municipal do Rio Grande é que está buscando a sua capacitação e o seu armamento. Estamos dando o caminho para que vocês, no futuro, representem muito bem a nossa comunidade e façam um trabalho de qualidade. Servir e proteger é trabalho de qualidade”.
Além disso, o secretário comentou sobre os planos futuros referentes à ação. A expectativa é que outra turma seja formada ainda este ano. “Até o final de novembro, nós teremos os primeiros trinta guardas devidamente armados e entregues à comunidade para fazer a Operação Verão e todos os demais trabalhos a partir daí”.
O presidente da Câmara, Julio César Pereira da Silva, destacou a importância da colaboração da administração municipal nas políticas de segurança pública. “O município tem que, sim, participar da segurança pública”.
Durante sua fala, o prefeito Fábio Branco salientou o trabalho dos vereadores e do Executivo Municipal, bem como o da Brigada Militar e o do Corpo de Bombeiros. Destacou que é um trabalho colaborativo, que visa ao bem estar e à segurança de toda a comunidade rio-grandina.
ASSESSORIA --- PMRG