SMZC divulga ações realizadas no mês de julho
Variadas
Publicado em 01/08/2023

Após um mês de intenso trabalho somando as habituais ações previamente planejadas ao árduo trabalho de limpeza e reconstrução da cidade que foi extremamente necessário e urgente após a passagem do ciclone extratropical, a Secretaria de Município de Zeladoria da Cidade divulga suas ações realizadas nos últimos 30 dias. Limpeza de caixa e hidrojateamento, desobstrução de bocas de lobo, retirada de entulho e substituição de encanamento foram algumas das ações realizadas pela Secretaria neste período. 

Dentre as ações realizadas no mês de julho pela SMZC e que já estavam previstas dentro do cronograma de obras estipulado pela Secretaria destacam-se a Operação Tapa Buracos com Asfalto  realizada em diversas regiões da cidade, incluindo vias importantes como a Av. Presidente Vargas (sentido centro) e Av. Belo Brum, na Santa Rosa. e a substituição de tubulação na rua Eurico Gaspar Dutra, na Vila Recreio.

A Zeladoria também realizou outras ações como terraplanagem e nivelamento em diversos bairros de nossa cidade. As ruas P e U, na Castelo Branco, a Rua Gonçalves Dias, na Cohab I, e a Rua José de Alencar, na Lagoa, foram algumas das diversas vias beneficiadas por intervenções diretas para melhorias na infraestrutura viária.

Na zona rural do município ocorreram ações como a limpeza e desobstrução de valas, e outras ações diretas sobre as vias de acesso às comunidades no interior, como a terraplanagem e o nivelamento que foram realizados em ruas do Sítio Santa Cruz. Já no Corredor da Colônia, no Povo Novo, houve a colocação de cascotes sobre a via, reduzindo os efeitos causados pelas chuvas.

A Zeladoria, em trabalho conjunto com a Defesa Civil do Rio Grande, realizou a poda e retirada de centenas de árvores danificadas pela passagem do ciclone e que acabaram por causar danos ou ofereciam algum risco à segurança da comunidade. Estes atendimentos foram realizados em todas as localidades de nosso município que foram atingidas pela passagem do ciclone, nas zonas rural e urbana. A SMZC contou com diversas equipes para a realização destes trabalhos, divididas em turnos que cobriam as 24h do dia. Estas equipes da SMZC também prestaram apoio às equipes das Equatorial, assim possibilitando o restabelecimento do abastecimento de energia elétrica nos diversos bairros afetados. Os severos estragos causados por este desastre climático demandaram grande esforço dos servidores da Zeladoria que trabalharam incansavelmente para que a cidade voltasse a sua normalidade. 

Segundo o Secretário de Zeladoria, Marlon Nunes Soares, no momento as ações da SMZC estão focadas em atendimentos que devido à situação emergencial da passagem do ciclone deixaram de ser realizados, ao exemplo da troca de iluminação pública. Ações como corte de grama e capina, que estiveram suspensos durante a intensificação dos trabalhos sobre os danos causados pela passagem do ciclone, já estão sendo realizados normalmente. Bairros como Parque Marinha, Humaitá, Santa Teresa e Aeroporto foram alguns dos locais recentemente atendidos com a prestação deste serviço. 

Solicitação de Podas

A SMZC esteve responsável pela poda e pela retirada de árvores que foram afetadas pelos fortes ventos trazidos pelo ciclone extratropical que atingiu o município na primeira quinzena do mês de julho. A secretaria informa que após o final dos trabalhos de mitigação dos efeitos do ciclone a poda de árvores voltou a ser realizada pela Secretaria de Município de Meio Ambiente (SMMA). As solicitações devem ser realizadas diretamente com a SMMA pelo telefone (53)3233.7275 ou pelo e-mail uap.smma@gmail.com .

Assessoria  ------ PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!