Com o retorno das aulas, Prefeitura retoma ações de segurança e prevenção nas escolas
Variadas
Publicado em 04/08/2023

Como parte das ações para reforçar a segurança nas escolas da rede municipal de ensino e compondo o Programa Virada da Paz, após o retorno das atividades letivas a Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) deu início à operação Volta às Aulas. Desde segunda-feira (31), diversas áreas da secretaria, como Guarda Municipal (GM), Trânsito e o Núcleo de Educação do Trânsito estão realizando atividades diretamente nas instituições e nos arredores.

Entre eles está o projeto da Guarda Escolar, iniciado em abril deste ano, que propõe uma maior presença da GM nos educandários para fornecer maior segurança a alunos, professores, funcionários e toda comunidade escolar. Por meio da proposta, todos os dias os agentes utilizam as motos e viaturas do setor para acompanhar, em diferentes pontos, os momentos de maior movimento, como na chegada dos alunos, intervalos e saídas.

Além disso, ao se deslocar de uma escola à outra, eles realizam verificações nas instituições do caminho, tanto presencialmente no local como nos arredores, estando atentos a qualquer movimento suspeito. Para isso é definido um cronograma semanal com os locais a serem atendidos e os trajetos de averiguações que serão feitos entre os horários de maior movimento. Essa programação pode ser alterada a partir da solicitação de alguma escola.

De acordo com Luis Henrique Tavares, subcomandante da GM, a iniciativa foi responsável, até o final do primeiro semestre, por mais de 1900 atendimentos, considerando as visitas, o acompanhamento das escolas diurnas e também nas instituições que trabalham com o EJA no período da noite.

“Estamos dando continuidade com esse serviço que vem dando certo. No EJA, por exemplo, nós tínhamos muitos problemas e houve uma redução drástica. Eram diversas situações como brigas entre alunos, com as equipes das escolas e até pais querendo agredir professores ou funcionários, além da questão do tráfico de drogas que ocorria. Tivemos uma redução considerável com esse trabalho que está sendo feito”, avalia.

A proposta de reforçar a presença nas escolas também conta com a participação da equipe de trânsito da SMMAS, que atua com suas viaturas nas escolas de maior fluxo de veículos, também nos momentos de maior movimentação, ou seja, nos horários de entrada, intervalo e saída de alunos. Além disso, também estão sendo realizadas ações educativas sobre o trânsito com os estudantes.

Orientações de trânsito para os alunos

Além de promover maior segurança, a Prefeitura também busca fomentar a conscientização de jovens e crianças a respeito do trânsito. Ações com esse objetivo são realizadas pelo Núcleo de Educação do Trânsito, que retomaram nesta quinta-feira (3) suas atividades diretamente nas escolas de Rio Grande.

A proposta inclui a presença dos agentes para diálogo com alunos, entrega de materiais com dicas de comportamento na frente das escolas e orientações sobre o uso correto da faixa de pedestres. Neste primeiro momento, 12 escolas serão contempladas com a ação. Confira a relação abaixo.

- Medianeira;
- Anselmo Dias Lopes;
- Cesam;
- Sant,ana;
- Getúlio Vargas;
- Clemente Pinto;
- França Pinto;
- Coração de Maria;
- Emílio Luiz Mallet;
- Mascarenhas de Moraes;
- Helena Small;
- São Francisco.

ASSESSORIA -- PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!