Lançado no fim de junho, o projeto “Plantando Sonhos, Colhendo Frutos”, que contempla 17 escolas da rede municipal e busca a conscientização acerca da importância de consumir alimentos saudáveis e menos processados explorando a educação ambiental, entrou em sua segunda fase de ação. O projeto é realizado pelo Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município de Educação (SMEd).
O projeto propõe a realização de cultivos e colheitas de alimentos pelos próprios alunos, a fim de despertar o sentimento de pertencimento com o meio ambiente. De acordo com a assessora pedagógica, Raquel Lempek, todas as escolas participantes já receberam a terra para as hortas e o encanteiramento, trabalho referente à primeira parte do planejamento do projeto.
Agora, a segunda fase, que está em execução, busca entregar a todas escolas sementes de árvores frutíferas e de sombra. Ainda, durante esta semana, os agentes da SMED e da EMATER - RS irão iniciar os assessoramentos para o desenvolvimento das ações previstas para os alunos contemplados pela Linha de Crédito Social do Sicredi.
Atualmente, quatro escolas do município são contempladas, sendo elas: EMEI Nilza Alves Gonçalves, EMEI Fraternidade, Escola Antônio Carlos Lopes e Escola Olavo Bilac. O objetivo da iniciativa é que as instituições possam ter uma estrutura qualificada para dar sequência no desenvolvimento do projeto.
Além da distribuição de sementes e mudas, a execução do projeto será feita através de oficinas pedagógicas, contação de histórias, entre outras ações. Os alunos aprenderão como manipular corretamente os alimentos e, após, serão os responsáveis pelos processos de cultivo e colheita das frutas e verduras que serão consumidas por eles.
ASSESSORIA --- PMRG