Uma parceria da Prefeitura do Rio Grande, do 6º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro e do Sindicato dos Atletas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul (SIAPERGS) irá auxiliar jogadores de futebol sem contrato. Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito Fábio Branco e o secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Deivid Pereira, receberam, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos do Paço Municipal, o diretor-presidente do SIAPERGS, Gabriel Schacht, para o lançamento do projeto Atletas Livres.
O programa oportuniza que atletas profissionais acima dos 18 anos sem vínculo empregatício com qualquer time registrado na CBF recebam apoio físico, técnico e psicológico, através de uma rotina de treinamentos e partidas amistosas, visando à inserção desses jogadores novamente no mercado de trabalho.
“A realidade do futebol não é só a dos jogadores de salários exorbitantes. A imensa maioria dos atletas precisa desse apoio oferecido pelo projeto”, explica o secretário adjunto.
Para o prefeito, “perde-se talento por falta de oportunidade”, destacando, assim, a importância da iniciativa para a valorização do atleta e do esporte. Salientou, também, o valor social do projeto para a cidade.
Rio Grande é o segundo município contemplado pelo projeto, que já está em prática na capital Porto Alegre. A expectativa é acolher em torno de 30 atletas profissionais sob a coordenação técnica do professor Rudinei Machado. Os treinos ocorrerão nas quintas-feiras, às 15h, e nos sábados, às 9h, na Praça Saraiva.
ASSESSORIA PMRG