Projeto "Promotores da Paz" inicia 2º semestre de atividades junto a escolas municipais
Variadas
Publicado em 15/08/2023

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Guarda Municipal, iniciou nesta segunda-feira (14) o 2º ciclo de atividades do projeto “Promotores da Paz” com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, localizada na Vila da Quinta. Neste novo ciclo junto ao colégio serão promovidos um total de 5 encontros com 34 alunos das turmas de 6º ano da instituição.  

O  “Promotores da Paz” é um projeto de formação desenvolvido pelo setor educacional da Guarda Municipal do Rio Grande e integra o conjunto de ações do programa Virada da Paz, instituído pela Prefeitura.  O objetivo é o fortalecimento de vínculo entre a instituição e a comunidade escolar, além de reforçar nos estudantes a necessidade de praticar um comportamento voltado ao convívio social mais pacífico.

O público-alvo do projeto neste novo ciclo são os alunos do 6º ano. Durante os encontros são discutidas junto aos estudantes temáticas que envolvem patrimônio escolar, pertencimento, violência, bullying, prevenção ao uso de drogas, dicas de segurança (inclusive no mundo virtual), inclusão, superação, a autoridade do professor na sala de aula, além do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

Na quarta-feira (16) o projeto terá início, também, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Oliveira Martins, localizada no bairro Castelo Branco, onde cerca de 80 alunos integrarão as atividades do 2º ciclo. 

Renata Dimussio, uma das coordenadoras do projeto, explica que nestes segundos ciclos e semestres do projeto a expectativa é de sejam realizados 25 encontros dos Promotores da Paz somando as duas escolas, uma vez que cada turma receberá cinco reuniões. Ela também disse que já há tratativas em andamento para que as atividades sejam levadas a outras duas novas escolas municipais ao término das já mencionadas. 

1º semestre de 2023

No 1º semestre deste ano o projeto realizou 39 encontros, atendeu cerca de 270 alunos e atuou nas seguintes instituições municipais: escola Professora Marília Rodrigues, escola Clemente Pinto, escola Helena Small, escola Manoel Mano e escola Cristóvão Pereira (Ilha da Torotama).

ASSESSORIA --- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!