CRAS Cidade de Águeda homenageia mães da comunidade no dia dos pais
Variadas
Publicado em 15/08/2023

Na última sexta-feira (11) o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Cidade de Águeda promoveu um evento diferente de dia dos pais. As mais de 30 crianças assistidas pelo Centro através dos grupos “Sapecas em ação” e “Turma da alegria” comemoraram a data confraternizando ao lado das suas respectivas mães, avós e tias, que foram homenageadas pelo CRAS. 

A educadora social do espaço, Joice Conceição, explica que, assim como em outras periferias do país, essa é uma característica do bairro Cidade de Águeda - a de ser composto em sua maioria por mães solo, responsáveis pela criação e sustento dos seus filhos e filhas. “A ‘mãe-pai’ é uma temática que a gente aborda também o ano inteiro dentro das atividades dos grupos que temos aqui no CRAS. Essa é uma realidade aqui da comunidade e portanto da maioria das famílias atendidas. Por isso surgiu a ideia de fazer essa comemoração para essas mulheres”, explica. A oportunidade do encontro serviu também para que as mães realizassem sugestões a respeito das atividades permanentes que o Centro promove junto às crianças. 

Durante a tarde, o grupo interagiu entre si com músicas, danças, fotografias para murais, além da partilha de um bolo e salgados preparados pela equipe do espaço. O que também ficou a cargo dos funcionários do equipamento público foi a animação das atividades. Leandro Silva (coordenador do CRAS), Joice Conceição (educadora social), Cátia Rodrigues (educadora social), Anelise Parada (assistente social) e  Luiz Claudio Neves de Carvalho (assessor administrativo) se revezaram no entretenimento com o público que foi à atividade.

De acordo com Leandro a promoção do evento representa também, além da justa homenagem às mães, a retomada das atividades presenciais no local. “Passamos esses dois anos muito difíceis de pandemia. Então é um prazer muito grande e uma satisfação ver de novo as crianças aqui ocupando esse espaço, onde elas devem e precisam estar. O nosso papel nessa pós-pandemia é o de poder resgatar as atividades deste CRAS, cuja demanda de famílias sempre foi muito grande, mas que haviam se afastado durante o período da covid-19. Então nosso objetivo é trazer todos de volta para dentro do Centro, através do reforço do Programa de Atenção Integral à Família, o PAIF”, conta o coordenador.

A Ilzamara Silva da Rosa participou da atividade ao lado da filha Cleuza Maria Silva da Rosa. A moradora conta que participa assiduamente com a filha dos encontros e oficinas promovidos no espaço e que está feliz com a homenagem realizada pelo Centro. “Eu e a Cleuza, que tem síndrome de Down, estamos sempre aqui no CRAS. É uma oportunidade que ela tem, no contraturno da escola, para brincar com as outras crianças, conversar e escrever mais um pouco, já que ela gosta muito de escrever”, narrou a mãe orgulhosa da filha.

No dia 1º de setembro o CRAS vai promover um  passeio com as famílias atendidas pela unidade. Um ônibus vai transportar o grupo da Cidade de Águeda para uma tarde de lazer com piquenique a ser realizada nas imediações do bairro Parque São Pedro. 

Abrangência

A cobertura do CRAS Cidade de Águeda abrange os bairros Castelo Branco I, Castelo Branco II, Vila Maria dos Anjos, Cohab IV, Cidade de Águeda, Santa Rosa, Arraial, Quitéria, Leonídio, Torotoma, Ilha dos Marinheiros, Parque Marinha, BR 392, Quinta, Capilha, Taim, Sítio Santa Cruz, Capão Seco, Palma, Domingos Petroline, Povo Novo, Barro Vermelho e Santa Rita de Cássia. Além do PAIF, outro serviço ofertado pelo equipamento municipal é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com oficinas diversificadas para crianças, idosos, mulheres, adultos e adolescentes.

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!