Comemorando os 70 anos de funcionamento desta prestigiosa instituição que contribui para a preservação da memória local, para a difusão do conhecimento científico e para a preservação da vida marinha a partir de ações e projetos educativos que aproximam a comunidade rio-grandina do tema, aconteceu na tarde de abertura da Semana do Patrimônio 2023 a palestra “Museu Oceanográfico: Trajetórias e Memórias nos seus 70 anos”.
A palestra ministrada pelo Oceanógrafo e Diretor do Complexo de Museus, Lauro Barcellos, abordou desde a história da fundação do Museu Oceanográfico no ano de 1953 até a apresentação de toda sua atual estrutura e os diversos projetos envolvendo a fauna marinha da região atualmente realizados pela instituição. Durante a exposição foi traçada uma linha cronológica apontando fatos relevantes dentro destes 70 anos de atividade do Museu, como a construção do Museu Antártico (1997), do Eco-museu da Ilha da Pólvora (1999) e a construção da sede atual do Centro de Convivência dos Meninos do Mar – CCMar (2008).
Lauro Barcellos em sua explanação salientou a riqueza e a importância da conservação do Patrimônio – material e imaterial - da cidade do Rio Grande para a preservação da história local.
Segundo Lauro, “precisamos que a comunidade entenda o que significam os monumentos e quanto mais a comunidade se apropriar desse conhecimento mais irá prestigiá-los e preservá-los, compreendendo o esforço que se faz para mantê-los”.
ASSESSORIA --- PMRG