Semana do Patrimônio 2023 promove visita ao sítio arqueológico do Cais de Pedra
Variadas
Publicado em 17/08/2023

O Cais de Pedra, encontrado em frente à Alfandega neste ano durante as intervenções de revitalização da rua Riachuelo, recebeu, na tarde desta quarta-feira (16) sua primeira visita guiada, ação que compõe a programação da Semana do Patrimônio do Rio Grande, que acontece até domingo (20). O destaque para o Cais está presente, inclusive, no tema da edição deste ano do evento, definido como “Rio Grande - das Águas ao Cais de Pedra”.

A equipe da Archaeos Consultoria em Arqueologia, que tem acompanhado as obras na área e trabalhado diretamente com o Cais e seus achados, esteve presente para orientar e informar à comunidade sobre os detalhes do local, suas características históricas e importância para a realidade da cidade do Rio Grande no século XIX.

A atividade contou com a participação de cerca de 20 alunos dos oitavos anos das escolas Barão de Cerro Largo e Valdir de Castro, e também foi acompanhada por mais de 30 pessoas interessadas em conhecer um pouco mais do sítio arqueológico. Durante a visita, percorrendo a extensão do Cais escavado, os participantes puderam entender mais sobre a importância da descoberta para Rio Grande, assim como do próprio Cais para o contexto histórico da década de 1870, quando foi realizada a construção, e também a respeito dos mais de 3 mil itens encontrados naquele local.

Ao final do passeio, todos receberam um brinde especial, um chaveiro em formato de garrafa de grés produzido em impressora 3D, réplica de uma das peças encontradas durante as escavações do Cais.

A estrutura, agora exposta à luz do século XXI, fica aproximadamente na metade da rua em frente à Alfândega, revelando também os aterramentos que foram feitos para permitir o alargamento da via. Sua construção foi pensada para substituir o anterior, que era feito de madeira e estava relacionado com diversos transtornos ao município.

Além de uma grande obra de engenharia, o Cais de Pedra representou uma considerável qualificação para a cidade naquele momento do século. A mudança para uma estrutura mais robusta e confiável teve grande relevância para a atividade portuária da época, assim como para o comércio, já que Rio Grande era considerada a cidade mais importante do estado no período.

Entre os principais destaques do que foi revelado a partir da escavação do local está o grande número de peças encontradas, itens originais utilizados há mais de 150 anos. Foram louças, garrafas de vidro e/ou cerâmica, roupas, calçados e outros materiais achados sob a terra que mostram um pouco sobre como era a sociedade rio-grandina na década de 1870.

O Cais de Pedra também foi tema de uma série de reportagens especiais produzida pela Prefeitura do Rio Grande, onde são explorados maiores detalhes e curiosidades sobre a construção do Cais, os materiais encontrados pela equipe de arqueologia e a conjuntura histórica daquela Rio Grande do século XIX. Para saber mais, acesse as matérias abaixo.

ASSESSORIA --- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!