A Secretaria da Causa Animal (SMCA) divulgou nesta semana que já foram emitidos mais de 5,3 mil termos referentes à castrações de animais apenas neste ano. Conforme o secretário Anderson Santos, o número de atendimentos feitos no Castramóvel deve ser ainda maior, visto que a castração também foi realizada em animais que foram registrados ainda em 2022.
Para Santos, os dados representam uma grande conquista para a causa animal. “Só para ter uma ideia o que representa isso, apenas em oito meses deste ano foram castrados mais animais do que em 2021 e 2022 juntos”, diz o secretário
De acordo com ele, esse alcance é oriundo de políticas de controle populacional animal, a partir de ajustes nos horários de atendimento e maiores cuidados com os planejamentos. “Antigamente era preciso fazer um termo e só depois de 60 dias tinha um chamamento. Após era preciso ir até o local para agendar a castração e levava em torno de seis meses mais ou menos para o animal ser castrado depois do agendamento, então era em torno de oito meses para castrar um animal”, comenta Anderson.
“Então, no meu entendimento, não precisaria ir duas vezes. Hoje, a pessoa que quer castrar seu animal vai até o local ou manda um e-mail e já recebe o termo e o agendamento na mesma hora. Ao invés de oito meses a gente diminuiu para dois. Ainda exigimos a confirmação e, se o tutor que já tem o agendamento não confirmar em 48 horas antes, nós fazemos o contato para saber se o procedimento irá acontecer. Caso não consigamos contato, desmarcamos esta consulta e não deixamos buracos na agenda. Isso faz com que aproveitemos muito mais o tempo dos veterinários”, explica o secretário a respeito das medidas adotadas para alcance dos números significativos.
Por fim, Santos destaca que, por conta desta estratégia, o serviço público rio-grandino tem sido referência. “Devido esse número grande de castrações que a gente vem fazendo, também devido a campanha ‘Adote Nossa História’, acabamos sendo destaque no Estado. Estamos dando orientação para quase dez municípios que nos ligaram perguntando como estamos fazendo para atingir estes números, também em relação aos maus tratos.”
Campanha Adote Nossa História
Iniciada no mês de maio, a campanha “Adote Nossa História” tem como objetivo encontrar um novo lar para os cães recuperados de situações de rua e maus-tratos. Durante a campanha, os cães que agora possuem uma nova família foram chamados de Glória, Obelisco e Rincão. Os nomes vão ao encontro da proposta da campanha, de promover a adoção destacando a cultura e o patrimônio histórico da cidade do Rio Grande.
Como realizar o cadastro para a castração
Os tutores que desejam realizar a castração de seus animais devem procurar a Secretaria da Causa Animal (SMCA), na rua Vice Almirante Abreu, 739. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h00. Para a emissão do termo de castração e agendamento da cirurgia é preciso que os tutores apresentem foto do(s) animal(s), comprovante de residência, identidade, CPF e, se possuir, número do Cadastro Único.
O Castramóvel está localizado na rua Buarque de Macedo 499, próximo à rua 15 de Novembro.
ASSESSSORIA -- PMRG