"Plantando sonhos, colhendo frutos": alunos da EMCM Cipriano Porto Alegre participam ativamente da ação
Variadas
Publicado em 01/09/2023

Desde sua implementação, o projeto “Plantando sonhos, colhendo frutos”, idealizado pelo Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria de Município da Educação (SMEd), segue engajando estudantes da rede municipal de ensino em ações de plantio, cultivo e colheita. 

Um exemplo disso é a Escola Municipal Cívico-Militar Cipriano Porto Alegre, onde os estudantes participam ativamente da iniciativa, assumindo seus papéis de protagonistas. Cultivam de tudo: do ipê-amarelo aos pés de alface. Depois vem a colheita e, por fim, o consumo dos alimentos nos refeitórios.  

“Ontem mesmo a gente tomou uma batida de beterraba e laranja. Não tinha açúcar, era tudo natural mesmo”, compartilha Guilherme, de 13 anos. 

Nas quartas, quintas e sextas-feiras, Guilherme e Isabelli, de 14 anos, junto com outros colegas, dividem-se em grupos para auxiliar os pequenos do turno da tarde na manutenção da horta. “Tem vários que falam ‘Aqui é o meu lugar preferido’”, relata Isabelli. 

Eles contam que as crianças apelidam as plantinhas. Uma delas recebeu o nome de “Messi”, em referência ao jogador de futebol argentino, Lionel Messi. “Eles são muito curiosos. Eu acho que esse contato com a terra, além de fazer com que eles cuidem mais do meio ambiente, também desperta mais a criatividade deles”, destaca a professora Adriana Vitti. 

Para ela, essa troca entre os estudantes de níveis diferentes traz uma contribuição valiosa para a experiência, que busca promover a autonomia dos alunos. “A responsabilidade dos maiores com os menores faz com que eles percebam também a responsabilidade deles com o meio ambiente, o quanto é importante que eles cuidem e passem essa ideia de cuidado adiante”. 

Em colaboração com as secretarias da Pesca, Agricultura e Cooperativismo e de Meio Ambiente e a Emater/RS-Ascar, o “Plantando sonhos, colhendo frutos” visa conscientizar sobre os benefícios de uma alimentação mais saudável, enquanto incentiva o contato com a natureza. Ao todo são 17 escolas envolvidas no projeto. 

 

Confira as escolas participantes


Creche Mansão da Paz
Escola de Belas Artes
Escola Alba Olinto
Escola Antônio Carlos Lopes
Escola Apolinário Porto Alegre
Escola Argemiro Dias de Lima
Escola Aurora Cadaval
Escola Cívico-Militar Cipriano Porto Alegre
Escola Luiza Tavares
Escola Olavo Bilac
Escola Pedro Osório
Escola Renascer
Escola São Miguel
EMEI Eva Mann
EMEI Fraternidade
EMEI Nilza Alves Gonçalves
EMEI Verenice Ferreira Gonçalves

ASSESSORIA -- PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!