A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria da Saúde (SMS), foi parceira do programa Saúde com Agente, um curso técnico de aperfeiçoamento profissional instituído pelo Ministério da Saúde (MS) com a finalidade de aprimorar a formação técnica de agentes comunitários (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) que atuam pelo SUS na rede municipal. Na quarta-feira (30) à tarde, dezenas de agentes vinculados à Secretaria participaram da formatura por terem concluído o curso. O evento teve o comparecimento de 142 alunos e ocorreu na Sociedade Amigos do Cassino (SAC) com a presença de familiares e autoridades municipais.
O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De acordo com o Programa, é oferecido o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os ACSs, e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias, para os ACEs. Além da oferta dos dois cursos, foi dada formação continuada para tutores e preceptores por meio de um Curso de Extensão. O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o SUS, em uma ação inédita com impacto na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.
Na formatura, o salão principal da SAC esteve lotado. Entre os vários discursos durante o evento, orgulho, gratidão e emoção foram as expressões que mais se destacaram. Foi assim que a representante da UFRGS, a professora Luciane Nunes, se manifestou. Ovacionada pela plateia, ela desejou “sucesso a todos e todas” que se formaram. Ao ser aplaudida, disse que "quem agradece somos nós" e enfatizou, que “em nome da UFRGS, agradecemos a confiança que depositaram em nós”.
Para muitos, foi a primeira formatura, e um diploma ou certificado, pela primeira vez, nunca se esquece. No evento sobrou emoção para familiares e para as nove turmas de formandos. Na manifestação como oradora de todas as turmas, a agente JosianeMaciel de Souza disse que “nossa categoria é formada por pessoas que se doam, diariamente, para ajudar o próximo, para ser o elo entre a comunidade e o sistema de Saúde”. Ele lembrou que, há 27 anos, em julho de 1996, para ser agente de Saúde bastava saber ler e escrever. Hoje, reforça, a maioria tem curso superior e sempre busca pelo reconhecimento da profissão.
Em nome das preceptoras das turmas, a Jurema Furlini Delmonego enalteceu o esforço e dedicação de cada formando e desejou sucesso a todos que conseguiram concluir mais essa etapa na formação profissional.
Emoção foi a palavra usada pelo secretário Cláudio Diaz (Relações Institucionais, Assuntos Internacionais e Parcerias Público-privadas). Ele representou o prefeito Fábio Branco e disse que “é uma missão das mais dignas e que merece ter muita honra”, referindo-se ao trabalho desenvolvido pelos agentes. E completou que “é de vocês que nós precisamos, pois vocês vão aonde muitas vezes não conseguimos chegar”.
ASSESSORIA -- PMRG