Evento reúne profissionais das áreas de tecnologia e saúde para discutir inovação no HU-Furg
Variadas
Publicado em 03/09/2023

Na quinta-feira, 31 de agosto, foi realizado o evento: “Inovação em Saúde: da pesquisa à prática empreendedora”, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo. A organização ficou a cargo da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa contou com a parceria da OCEANTEC – Parque Científico e Tecnológico da Furg; a INNOVATIO – incubadora de empresas localizada na Furg; e o INOVARS – programa do governo do Rio Grande do Sul que visa incentivar e apoiar projetos inovadores em diversas áreas.

Na abertura da atividade que reuniu trabalhadores do Hospital, alunos e docentes da Furg, além de interessados na área, a superintendente, Sandra Brandão, falou sobre a relevância das questões relacionadas à pesquisa, inovação e tecnologia na instituição. Para o avanço da medicina, explicou que “é fundamental contar com inovações e tecnologias que impactem positivamente na qualidade de vida da população, tanto na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, quanto na melhoria das condições de saúde”. A superintendente, também, enfatizou que “É importante chamar as pessoas, incentivar e mostrar que é possível realizar pesquisas clínicas de qualidade. Estamos fazendo isso aqui e vamos continuar incentivando essas práticas no HU”.

O empreendimento objetivou aproximar os cursos da área da Saúde do ambiente de inovação da Universidade e do Hospital Universitário, com a expectativa de que resulte em mais projetos novos no âmbito. Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Furg, Marilice Magroski, “Esperamos, especialmente, que as pessoas pensem mais no Hospital como um campo para a inovação em saúde, pois ele pode ser muito ampliado na sua performance, nas suas possibilidades para pesquisa, para extensão e para inovação”.

O diretor do OCEANTEC e coordenador do INOVARS Região Sul, Artur Gibbon, discorreu a respeito da importância de reunir profissionais da saúde, professores e alunos, para conhecerem os projetos e negócios desenvolvidos: “A área da Saúde é muito rica quando se fala em inovação. Então, apresentar isso para esse público, nos colocar à disposição para que a gente possa juntos construir: OCEANTEC, HU e a Área Acadêmica da Saúde da Furg”. Gibbon ainda acrescentou que a inovação é ampla e que existem diversas possibilidades de projetos, desde empresas já constituídas até startups. O objetivo é mostrar como a pesquisa pode ser transformada e como isso pode contribuir para o desenvolvimento do campo.

A secretária municipal da Saúde, Zelionara Branco, agradeceu o convite e a iniciativa: “A questão que envolve inovação no SUS ainda é muito desafiadora, mas a gente vem construindo esse processo. A Universidade, a Ebserh e o Hospital Universitário têm um papel de extrema importância, trazendo para a discussão essa questão de o quanto a inovação na pesquisa vai ser importante para a prática, não só da formação, mas também da assistência”. A secretária salientou, ainda, que o HU-Furg é uma referência para a região e tem um papel fundamental no desenvolvimento da saúde no município.

 Confira os tópicos apresentados pelos especialistas

A mesa “Conexão entre Indústria e Universidade para geração de inovação”, mediada por Gibbon, trouxe contribuições e reflexões sobre inovação e tecnologia na área da saúde com a participação da cirurgiã plástica Ana Kramer, doutoranda em Biomateriais, Inovação e Tecnologia pela UFPel, e do médico intensivista Diego Nunes, doutor em Ciências Médicas pela UFRGS.

Além disso, o coordenador da INNOVATIO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Furg, Aléssio Almada, apresentou o processo de incubação e como desenvolver uma ideia até o produto na incubadora da Furg. Os “Cases área da saúde EMBRAPII e Escritório de propriedade intelectual” foram expostos pelo coordenador de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Furg e Pesquisador no Centro de Inovação iTec/Furg Unidade EMBRAPII, Luciano Ribeiro.

As palestras foram marcadas por uma dinâmica participativa e colaborativa, em que os participantes tiveram a oportunidade de interagir, compartilhar ideias e debater sobre os temas abordados. Essa troca de conhecimento e de experiências enriqueceu o evento e contribuiu para a formação de uma rede de contatos e parcerias entre os presentes.

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!