Rio Grande (RS) - No mês de agosto a Unidade de Clínica Médica (UCM) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr./HU-Furg, filiado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) iniciou o projeto “Compartilha Cuidado”, uma iniciativa de extrema importância, que visa aprimorar a experiência dos acompanhantes e, ao mesmo tempo, reforçar as medidas de prevenção de infecções hospitalares, bem como as rotinas da unidade. A UCM, em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), promoveu uma série de encontros informativos para oferecer orientação e conhecimento aos familiares e cuidadores dos pacientes internados na unidade.
Os encontros, que acontecem a cada quinze dias, têm como objetivo principal a educação dos acompanhantes sobre a importância dos cuidados para evitar a infecção cruzada e garantir a segurança dos pacientes. Eles têm a participação do enfermeiro da SCIH, do enfermeiro ou técnico em enfermagem e a chefia da unidade. Os acompanhantes, que são divididos em pequenos grupos, recebem informações de como prevenir infecções cruzadas, orientações sobre as placas de precaução utilizadas na instituição e quais medidas devem ser tomadas em cada situação, além de explicação sobre as bactérias multirresistentes e a importância da higienização das mãos como ação preventiva fundamental.
Além disso, os encontros servem como um espaço de discussão de valores fundamentais, como respeito mútuo, cooperação e entendimento da dinâmica do serviço hospitalar. Esta iniciativa visa, não apenas a melhoria da qualidade da assistência aos pacientes, mas também a criação de uma comunidade de apoio mais consciente e informada.
Para a chefe do Setor do Paciente Crítico, Carolina Serpa Santos, que por cinco anos ocupou a chefia da Unidade de Clínica Médica, “o projeto Compartilha Cuidado surgiu a partir da identificação relacionada à dificuldade que os acompanhantes têm em seguir as rotinas da unidade e compreender como suas atitudes podem impactar diretamente na internação de seus familiares e de outros pacientes internados. A segurança dos pacientes e a qualidade dos cuidados são nossa prioridade máxima, e o envolvimento dos acompanhantes é fundamental nesse processo. Estes encontros em parceria com o SCIH representam um passo importante para alcançar esse objetivo, e fico muito satisfeita por ter iniciado este projeto antes de deixar a unidade”.
Essa iniciativa reafirma o compromisso do HU-Furg com a excelência no atendimento assistencial e na prevenção de infecções, fortalecendo laços com a comunidade e criando um ambiente mais seguro e saudável para todos, reforça Carolina.
Para a enfermeira da SCIH, Bruna Lopes, “a prevenção é de suma importância para a melhoria da assistência aos usuários do hospital. De acordo com estudos, medidas simples, mas muito eficazes, como higienização das mãos impactam positivamente enquanto o paciente encontra-se internado, ponto que é abordado durante o encontro, entre outros. É importante tentar fazer com que o acompanhante/visitante entenda e perceba a importância da sua contribuição nesse processo de prevenção, e esse é o objetivo do projeto, levar informação de forma responsável e acessível para que ele abrace essa causa e contribua para um ambiente mais saudável e seguro a todos que estejam internados".
ASSESSORIA EBSERH FURG