Prefeitura do Rio Grande lança ferramenta digital para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência
Variadas
Publicado em 22/09/2023

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a cidade do Rio Grande deu um passo importante em direção à melhoria da qualidade de vida dessa população. A prefeitura lançou, nesta quinta-feira (21/09), o Mapa da Inclusão, um estudo que identifica o número de pessoas com deficiência atendidas pelas secretarias do município, integrando os dados e georreferenciando os cadastros municipais. 


O lançamento do Mapa da Inclusão, no salão nobre da prefeitura do Rio Grande, contou  com a presença do prefeito Fábio Branco, do presidente da Fundação Rio-Grandense de Atendimento ao Excepcional (Faders), Marquinho Lang, representantes da câmara de vereadores e entidades dedicadas ao atendimento a pessoas com deficiência.


De acordo com o estudo coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, cerca de 10,7 mil  pessoas com deficiência estão cadastradas na prefeitura. O diagnóstico identifica o local de residência de cada um desses indivíduos, faixa etária, grau de instrução e renda per capita das famílias.


“Em um primeiro momento não vamos resolver o problema de todos, mas queremos olhar para essas pessoas de uma maneira diferente. Queremos mostrar que elas são importantes, necessárias no mercado de trabalho e relevantes para sociedade. Com base nesses dados vamos desenvolver ações incentivando a inclusão e melhorando a vida desses grupos", ressalta o prefeito Fábio Branco. 


As informações coletadas serão utilizadas para embasar decisões e políticas públicas.  “É uma iniciativa fantástica. Com esses dados é possível criar uma ambiente que facilite a vida dessas pessoas, que permita que elas cheguem, por exemplo, no local de trabalho ou na escola com mais tranquilidade. Sabendo quem são as pessoas, temos como saber quais  são as necessidade, e o que é preciso ser feito”, destaca o presidente da Faders, Marquinho Lang.


Com  as informações em mãos, a prefeitura vai inserir o link de acesso do Mapa da Inclusão no Observatório de Segurança e qualificar a base de dados para identificar melhor as necessidades e a geolocalização dos indivíduos atendidos pelas secretarias municipais.


“Essa ferramenta se tornará um recurso dinâmico e transparente, capaz de incorporar novos dados e evoluir para oferecer soluções inovadoras. Estamos comprometidos em avançar com políticas consistentes e permitir que organizações e associações utilizem esses dados para desenvolver novos projetos”, acrescenta o secretário municipal  de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro.


As informações sobre o Mapa da Inclusão poderão ser acessadas a partir da próxima segunda-feira (25/09) no site da prefeitura do Rio Grande

ASSESSORIA --- PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!