Abertas inscrições para a 5º edição do projeto Lei do Livro
Variadas
Publicado em 26/09/2023

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer (SCEL) e Câmara Municipal do Rio Grande, torna pública a abertura das inscrições para a quinta edição do projeto “Lei do Livro”. As mesmas encontram-se abertas a partir de hoje, 25 de setembro, e se estenderão até o dia 31 de outubro de 2023.

 

O projeto “Lei do Livro” foi instituído pela Resolução Legislativa nº 02 de 15 de setembro de 2014 e Resolução Legislativa n° 03 de 22 de julho de 2021, promovido pela Câmara Municipal do Rio Grande, juntamente à Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer, que viabiliza o processo de trabalho em torno da organização e execução da proposta. 

 

Esta nova edição determina a publicação anual de cerca de 1000 exemplares, que poderão ser divididos entre duas categorias distintas: literatura (temática livre: poesia, conto, crônica, romance) e história (cultura do município do Rio Grande).

 

Aos autores interessados em se inscrever no projeto, é importante destacar que as obras devem ser de autoria de escritores nascidos no Município do Rio Grande ou radicados há pelo menos 05 (cinco) anos.

 

Mais informações referentes às inscrições, assim como o acesso ao regulamento podem ser conferidos no link: https://linktr.ee/SMCEL_RG e pelo e-mail: leidolivroriogrande@gmail.com.

 

Lançamento 4ª Edição 2022

 

O lançamento oficial da 4° edição do projeto acontecerá no mês de outubro, em sessão a ser realizada na Câmara Municipal do Rio Grande. As obras selecionadas nas categorias de Literatura e de História foram: “A Memória é uma Folha Seca, de Joselma Noal, e “O Crime dos Banhados: versões, construções acerca de um crime”, de Cledenir Vergara Mendonça, respectivamente.

 

Projeto “Lei do Livro” e suas publicações

 

Edição 2019

 

Na primeira edição do Projeto “Lei do Livro”, em 2019, o livro de autoria do escritor Oscar Décio Carneiro, “Da Torre de Belém à Matriz do Rio Grande de São Pedro, foi a obra selecionada. Em virtude da pandemia, o lançamento aconteceu em 2020. O autor do livro era natural de Pelotas, mas residia em Rio Grande há muitos anos e, inclusive, recebeu o título de Cidadão Rio-Grandino.

 

Edição 2020

 

Na edição de 2020, a obra “Ventania”, organizada pelo Grupo de Escritores de Quinta, foi a escolhida na segunda edição do projeto. Tendo em vista, ainda a pandemia instaurada, o lançamento aconteceu no dia 22 de julho de 2021.

 

Edição 2021

 

Na terceira edição, duas obras foram contempladas: na categoria Literatura, o texto selecionado foi “A Luz de Marina”, de Márcia Elisia Coelho da Conceição e, na categoria História, “Confronto no Primeiro de Maio de 1950: o massacre da Linha do Parque e a disputa pela memória”, de Lênin Landgraf. 

 

ASSESSORIA -- PMRG

Comentários