Doenças psiquiátricas como a depressão e a ansiedade afetam pessoas no mundo todo e podem ser causadas por diversos motivos que, muitas vezes, podem parecer sem sentido para quem vê de fora mas levam, inclusive, ao suicídio. Na última semana do mês dedicado à prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, a Secretaria da Saúde do Rio Grande (SMS) reforça as orientações para atendimento às pessoas que possam necessitar de algum tipo de suporte nessa área.
Conforme o coordenador do Núcleo de Saúde Mental da SMS, Diogo Magalhães existem alguns passos que podem ser seguidos para auxiliar quem necessita de auxílio em Saúde Mental. Primeiro, “é preciso demonstrar que se importa e ficar de prontidão para ajudar, pois a pessoa depressiva, muitas vezes, não tem energia o suficiente para dar o primeiro passo”. Outra atitude é ouvir o desabafo da pessoa sem criticar. “O depressivo tem dificuldade em ver o seu valor e criticar a pessoa que, mesmo com boa intenção, pode reforçar esse sentimento.” Diogo frisa que é preciso incentivar a pessoa a procurar ajuda profissional em saúde, pois essa “é a ajuda mais indicada para tratar o problema”.
Pacientes que chegam para atendimento em Saúde Mental na rede municipal são encaminhados com um Boletim de Referência e Contra Referência, enviado por alguma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou UBS, Unidade de Saúde Mental da Santa Casa, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, hospitais da cidade ou algum outro dispositivo da rede. Os pacientes podem, ainda, ingressar por demanda espontânea.
ATENDIMENTO
No Ambulatório de Saúde Mental, as consultas são agendadas pelas equipes multiprofissionais das unidades básicas. Para ser atendido em Saúde Mental no município do Rio Grande, o paciente é direcionado para um dos seguintes endereços:
- Caps Conviver, na Rua Avenida Presidente Vargas, 688 – telefone 3232-3258 e atendimento das 8h às 18h;
- Caps AD, na Rua Conde de Porto Alegre, 193-A – telefone 3231-7375, com atendimento das 8h às 18h; - Capsi Serelepe, situado na Rua Marcílio Dias, 636 – telefone 3233-3239 e atendimento das 8h às 18h;
- Ambulatório de Saúde Mental (AMENT), na Rua General Bacelar, 509 – telefone 3231-1532 e atendimento das 8h às 18h.
Há, também, o serviço de Redução de Danos que funciona nos postos do BGV, Querência e PPV, com apoio matricial para as equipes.
ASSESSORIA --- PMRG