Alunos da EMEF Clemente Pinto visitam a Polícia Civil
Variadas
Publicado em 29/09/2023

Na manhã desta quinta-feira (28), alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da EMEF Clemente Pinto estiveram em visita às dependências da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento pelo programa Papo de Responsa. Através da visitação, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o dia a dia de um órgão de segurança pública e participar de debates. 

“O Papo de Responsa é uma atividade de cunho pedagógico realizada pela Polícia Civil, que está em parceria com a SMEd [Secretaria de Município da Educação], com a Prefeitura, e que faz parte de um programa que é institucional, que é o Virada da Paz”, explica a superintendente de gestão pedagógica da SMEd, Patrícia Ramos. Ainda conforme ela, a finalidade da iniciativa é promover um diálogo entre agentes da Polícia Civil e estudantes das escolas do município, de modo a “trabalhar temáticas, hoje, de extrema importância, como o consumo de drogas e a violência doméstica”. 

A ação de hoje originou-se a partir de uma solicitação feita pela própria EMEF Clemente Pinto. Segundo a vice-diretora Eveline Pereira, o contato com o programa Papo de Responsa decorreu como resultado da necessidade de abordar questões ligadas ao uso inadequado da internet e ao consumo de substâncias ilícitas. No entanto, o debate não se limitou a esses tópicos, tratando, também, de leis do Código Penal, como a Lei Maria da Penha [Lei n° 11.340], que tipifica como crime a violência física, verbal e psicológica contra a mulher. 

“Eles [os alunos] acabaram se interessando por outras questões legais. Então, por exemplo, eles investigaram sobre a Lei Maria da Penha, porque começaram a aparecer conhecidos ou parentes com questões envolvendo violência doméstica, questões da internet, como o envio de nudes [fotos íntimas], aí eles pesquisaram a Lei Carolina Dieckmann. Todas essas questões que permeiam as dúvidas dessa galerinha mais jovem”, completa a vice-diretora. 

Ao fim do tour, o cão farejador Xenon chamou a atenção ao mostrar suas habilidades ao detectar certas substâncias em uma breve simulação exibida aos estudantes.  

Este ano, 32 escolas — estaduais, municipais e particulares — do Rio Grande e de São José do Norte estão contempladas no programa. Para a agente Cristiane Evangelista, que está coordenando essas rodas de conversa, mais do que prevenir, é preciso conscientizar e estimular o autocuidado. “A gente sempre brinca que a gente vai para as escolas para que os nossos adolescentes não venham para a nossa delegacia como vítimas ou infratores”. 

Virada da Paz

O Programa Virada da Paz é proposto pela Prefeitura Municipal do Rio Grande e desenvolvido pelo Instituto Cidade Segura. O programa tem como objetivo a implantação de um modelo de segurança pública mais proativo, interdisciplinar e que oportunize o trabalho de forma integrada entre o Poder Público Municipal, as forças de segurança Estaduais e Federais, o Poder Judiciário e o Ministério Público, oportunizando maior segurança à população rio-grandina.

Seu modelo de ação visa a prevenção, atacando o problema da violência em sua origem multifatorial com foco em evidências e peculiaridades da população local com atendimento prioritário ao público considerado de risco. O Virada da Paz baseia-se em uma metodologia fortemente comprometida com a questão socioeducativa e prevê trabalhos estratégicos com crianças e jovens, possuindo programas específicos para cada etapa, trabalhando educação e assistência social de forma integrada.

ASSSESSORIA --- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!