Estado e União projetam ações conjuntas para manter empregos nas cidades atingidas pelas enchentes
Variadas
Publicado em 29/09/2023

Os secretários de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, e de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, se encontraram, nesta quinta-feira (28/9), com o ministro em exercício do Trabalho, Francisco Macena, para discutir o auxílio a empresas e trabalhadores prejudicados pelas enchentes no Estado. A reunião foi em Brasília.

O assunto havia sido abordado ontem (27/9), na conversa entre o governador Eduardo Leite e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também na capital federal.

Na reunião de hoje, ficou acertado que, na próxima segunda-feira (2/10), será constituído um grupo de trabalho, integrado por técnicos do Ministério do Trabalho e do governo estadual. O objetivo é definir ações conjuntas e imediatas visando à manutenção do emprego e da renda de milhares de trabalhadores do Estado – mais especificamente nos 20 municípios que se encontram em calamidade pública.

Conforme Sossella, a ideia é evitar a demissão em massa, que impactaria diretamente a economia dessas cidades, dificultando ainda mais sua reconstrução. Muitas empresas no Vale do Taquari tiveram suas atividades interrompidas ou suspensas, algumas perderam tudo e outras terão de comprar novos equipamentos e reconstruir suas instalações.

“Enquanto essas empresas não retomam suas atividades, é importante que o trabalhador continue empregado. Para isso, contamos com a ajuda financeira do governo federal, por meio de uma bolsa qualificação com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou do benefício emergencial de manutenção do emprego. Essas pessoas não podem esperar. O grupo de trabalho deverá definir ações para aplicação imediata”, destacou Sossella.

Já Macena reafirmou a disposição do governo federal para ajudar o Rio Grande do Sul. “Manter empregos é a nossa maior prioridade. Vamos buscar soluções”, garantiu.

SECOM - GOV RS

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!