SEMANA DA LONGEVIDADE - Palestras orientam profissionais que atuam com pessoas idosas nas unidades básicas de Saúde
Variadas
Publicado em 05/10/2023

Avaliação Multidimensional do Idoso e Rede Bem Cuidar (RBC) foram os temas de duas palestras que ocorreram no Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande, nesta quarta-feira (4) à tarde, para enfermeiros/coordenadores das unidades básicas de Saúde no município. A atividade estava na programação da Semana da Longevidade, cujo encerramento está previsto para sábado (7), com o tradicional Baile dos Anos Dourados, na Praça Xavier Ferreira, a partir das 14h.


A abordagem sobre Avaliação Multidimensional do Idoso coube à enfermeira e coordenadora do Programa Saúde do Idoso na SMS, Andrea Tarouco. Por quase uma hora, ela apresentou vários aspectos que mostram a importância deste tipo de avaliação. Disse que atender demandas do envelhecimento é um dos grandes desafios do século XXI e nesse instante é que a avaliação multidimensional tem papel fundamental. “É a forma mais adequada de se avaliar a pessoa idosa e planejar as intervenções visando a manutenção e/ou recuperação da capacidade funcional.” A coordenadora frisou que esse tipo de avaliação possibilita uma visão global das condições de saúde da pessoa idosa, identificando aspectos que podem comprometer a sua funcionalidade, tais como, doenças crônicas, aspectos psicológicos e subjetivos, aspectos sociais, econômicos, culturais e espirituais.


Na apresentação, Andrea Tarouco mostrou a importância da avaliação multidimensional da pessoa idosa na área de Atenção Primária da rede municipal da Saúde. Entre as vantagens, elencou que a essa avaliação possibilita rastrear sinais de alerta e aspectos alterados que podem apresentar risco à saúde da pessoa idosa. Citou, ainda, que o preenchimento dos dados da avaliação multidimensional nos sistemas de informação em Saúde auxiliam os profissionais no planejamento das ações em Saúde, uma vez que, com esses dados, “podemos compreender qual o perfil de idosos de cada território e o que é necessário de recursos e estratégias para atender as demandas dessa população”.


A coordenadora afirma que a avaliação multidimensional define indicadores que podem subsidiar o planejamento de ações na Atenção Primária à Saúde, pois possibilita identificar as ações necessárias para estruturar a rede de ação em saúde; acompanhar, longitudinalmente, os dados de saúde do idoso para monitoramento da efetividade dos serviços; e reduz custos em Saúde, diminuindo os gastos de internações sensíveis à atenção primária e mortes evitáveis.


REDE BEM CUIDAR


Na palestra sobre a Rede Bem Cuidar (RBC/RS), com as enfermeiras Suelen Cunha, coordenadora da área de Estratégia Saúde da Família (ESF/SMS), e Fabiana Gallo, foram expostos os objetivos deste programa estadual. A proposta é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de Atenção Primária à Saúde oferecidos à população, consolidando seus atributos. Trata-se de uma ideia de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população.


Todos os 497 municípios do Estado tiveram a oportunidade de aderir com uma equipe à RBC/RS. Em Rio Grande, foi contemplada uma equipe de Saúde da Família (ESF) para desenvolver as ações propostas pela RBC/RS. No município, a equipe 20 é a participante, estando localizada na UBSF Quintinha, desde setembro de 2021.


A equipe de Saúde que atua na UBSF Quintinha recebeu, em agosto, durante evento em São Lourenço do Sul, o Selo Prata Amiga do Idoso, entregue durante reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). O evento teve a participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann e da titular da pasta no município rio-grandino, Zelionara Branco.


Doze unidades do Sul do Estado que fazem parte da Rede Bem Cuidar e que alcançaram indicadores para a promoção do envelhecimento saudável receberam os certificados UBS Amiga do Idoso, entre elas, a da Quintinha.

ASSESSORIA --- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!