Cheia da Lagoa dos Patos: Secretaria de Saúde mantém atendimentos à população das ilhas da Torotama e dos Marinheiros
Variadas
Publicado em 18/10/2023

Desde o início dos alagamentos ocasionados pelas cheias da Lagoa dos Patos, a Secretaria de Município de Saúde (SMS) tem buscado manter o atendimento disponibilizado nas localidades das ilhas da Torotama e Marinheiros. Segundo a secretária de Saúde, Zelionara Branco, o trabalho tem sido mantido sempre que há condições seguras de acessar os locais sem que se coloque em risco as equipes de saúde.


Conforme a titular da pasta, no decorrer do último período a unidade de saúde situada na Ilha da Torotama passou por dois episódios de alagamentos. Entretanto foi possível manter os atendimentos à população paralelamente aos serviços de limpeza necessários.

 

Ainda de acordo com a secretária, nas ocasiões em que não se conseguia acessar a referida localidade, as equipes de saúde ficavam posicionadas no Banhado Silveira (comunidade próxima). Ou mesmo prestando atendimento no abrigo do Salão Paroquial do Povo, local em que a maioria dos acolhidos eram provenientes da Ilha da Torotama.

 

A SMS também informou que no período as equipes têm realizado o levantamento de pessoas necessitando de atualização de receitas médicas, contatado os moradores da região para informar sobre exames e consultas com especialistas e atendido a demanda espontânea da população da região. “A equipe também realizou atendimento de pacientes em domicílio, quando necessário”, destacou Zelionara.

 

Já na Ilha dos Marinheiros – localidade cujo acesso foi mais prejudicado – a Secretaria da Saúde manteve uma logística que contou com o apoio da Defesa Civil Municipal para o atendimento de urgências e emergências à população. Também nos Marinheiros as equipes de Saúde realizaram levantamento de pessoas afetadas, atualização de receitas, entrega de exames e consultas e atendimento domiciliar.

 

Além disso, a SMS também auxiliou para que a população da localidade se deslocasse até o ponto de travessia a barco.

ASSESSORIA --- PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!