Como parte do programa Supera Estiagem, promovido pelo governo do RS, produtores rio-grandinos interessados em instalar uma rede de irrigação e de reservatório de água ou qualificar seu atual sistema têm até o dia 30 de outubro para aderir ao programa. A intenção é ampliar a quantidade de propriedades com acesso a essa estratégica e a área total irrigada no estado como forma de enfrentamento à estiagem que, nos últimos anos, tem representado grande impacto na produção e na economia do Rio Grande do Sul.
O governo do RS irá custear 20% do projeto, com valor limitado a R$ 15 mil, recurso que será creditado ao produtor após a conclusão da execução. Para encaminhar sua solicitação, os interessados devem procurar a Emater-RS/Ascar, órgão que também estará disponível para dar apoio com a elaboração dos projetos para os reservatórios e redes de irrigação.
“É uma oportunidade ímpar aos produtores de Rio Grande, pois podem fazer os projetos de irrigação de suas propriedades podendo financiar e tendo um abatimento de até 20%, com contrapartida do RS. Além disso, eles ainda terão à disposição o apoio complementar da Patrulha Agrícola da Prefeitura”, conta o secretário da Pesca, Agricultura e Cooperativismo de Rio Grande, Bercílio Silva.
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a previsão é de que cerca de 1.350 produtores rurais sejam atendidos pelos recursos, com uma estimativa de R$ 100 milhões em investimentos realizados por meio dos projetos atendidos. Com isso, o governo espera que a área irrigada aumente entre 5 mil e 6 mil hectares.
“É uma medida importante porque, conseguindo fazer um projeto de irrigação e tendo um manancial suficiente para o abastecimento de água, o produtor terá uma garantia que não terá tanto prejuízo quando ocorrer estiagem, o que tem ocorrido frequentemente nos últimos anos”, afirma o chefe do escritório da Emater em Rio Grande, Rogério Silveira.
Ele acrescenta que, em Rio Grande, muitos produtores de hortaliças, por exemplo, já atuam com irrigação e poderão qualificar seus sistemas atuais. Neste contexto, o programa surge como uma oportunidade para que produtores de arroz e outros grãos também possam adotar a estratégia.
Conforme o cronograma do edital, após o fim do prazo para adesão, em 30/10, as análises das propostas serão feitas até dia 15/11, para que todos os contratos possam ser celebrados até o dia 30/11. Já o envio do Laudo de Conclusão e demais documentos previstos no manual operativo, necessários para que o governo do RS possa realizar o pagamento do crédito em questão, deve ser realizado até 30 de setembro de 2024.
Para aderir é necessário apresentar CPF, RG e o termo de Manifestação de Interesse presente no edital, assim como documentos referentes às terras e a propriedade. O escritório municipal da Emater fica na rua General Canabarro, 247, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone é o (53) 999471724.
ASSESSORIA --- pmrg