Na segunda-feira (23), iniciou o quarto Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Esta ação é desenvolvida no Programa de Prevenção da Dengue, da Vigilância Ambiental no município do Rio Grande e tem como objetivo encontrar o vetor transmissor da Dengue e outras arboviroses. A atividade deve ser concluída em uma semana, quando serão visitados 20% dos imóveis do município na procura por larvas do mosquito aedes aegypti em possíveis criadouros.
Para esse trabalho ser realizado, a Vigilância solicita que a população rio-grandina receba em suas residências os agentes de combate às endemias (ACEs). Também é solicitado que os moradores fiquem atentos às orientações dos agentes, a fim de diminuir o risco de circulação do vírus da Dengue. De janeiro a outubro deste ano, foram confirmados quatro casos positivos de Dengue e um caso de Febre Chikungunya, todos autóctones (doença adquirida dentro do município). Considerando o cenário atual, em que há a presença do vetor e casos tanto importados como autóctones de Dengue, a Vigilância recomenda ser importante intensificar a atenção para evitar a proliferação do mosquito.
Entre as recomendações básicas para a população, a Vigilância Ambiental cita a necessidade de cuidar para que não haja acúmulo de água nas residências e que se evite qualquer objeto que possa servir de criadouro. O uso de telas nas residências, bem como de repelente, principalmente nas primeiras horas da manhã e final da tarde, são outras orientações.
A Vigilância Ambiental lembra que agora é o momento de ingresso no período sazonal da Dengue. Os meses entre outubro e maio são os que oferecem condições climáticas ideais para a proliferação do mosquito, portanto, é recomendada a atenção redobrada evitando-se o acúmulo de água parada.
Em caso de intempéries no decorrer da semana, os agentes poderão trabalhar no sábado (28), das 8h às 14h. Todos os agentes estão identificados com uniforme da Vigilância Ambiental em Saúde, órgão da Secretaria de Município da Saúde (SMS) e crachá contendo suas informações profissionais. Em caso de dúvidas, o telefone à disposição é o (53) 32337289 para quaisquer esclarecimentos e o e-mail para denúncias é vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br.
ASSESSORIA -- PMRG