Pensando em estimular os alunos de 8º e 9º anos e Ensino Médio das escolas da rede pública (municipal, estadual e federal), através da criatividade e do trabalho em equipe, iniciou-se nesta terça-feira (24), a fase preparatória da 2ª edição do CriaRG. O CoCriaRG, evento que acontece entre os dias 24 e 27 de outubro, conta com a participação de 30 equipes selecionadas para realizarem diferentes atividades de preparação, com o objetivo de estarem capacitados para a apresentação final nos dias 28, 29 e 30 de novembro.
O evento foi realizado no OCEANTEC - Parque Tecnológico, localizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e, assim como foi realizado na primeira edição do CriaRG, os alunos divididos em equipes buscam soluções para um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Lu Compiani, comenta sobre a importância do engajamento de alunos e professores no evento. “Nesta edição de 2023 do ‘CriaRG’ foi notório o aumento da participação das escolas, alunos e professores. Tivemos mais de 100 equipes cadastradas, com propostas diversas de soluções para a nossa cidade, sendo selecionadas 30 times para essa fase do CoCriaRG. Temos convicção que a cada ano que passa o CriaRg irá mobilizar mais equipes, tendo uma participação ativa dos estudantes, além da oportunidade de eles poderem conhecer mais os cursos que a FURG oferece”, diz Lu. Durante os três dias de encontro, os participantes poderão apresentar seus projetos, de maneira não oficial, a mentores que irão auxiliar no desenvolvimento de cada iniciativa.
Ainda, de acordo com a secretária, os mentores, que fazem parte das secretarias do município, irão guiar os alunos de acordo com as semelhanças entre as ações desenvolvidas pela equipe e pelas ações desenvolvidas pelas secretarias. Dessa forma, os participantes poderão definir estratégias que podem ser realizadas dentro de seus projetos para que os objetivos previamente determinados pelas equipes possam ser alcançados plenamente.
Durante este período de iniciação, o CoCriaRG conta com o auxílio da instituição Clash Design de Interações, que participa na organização do processo e na facilitação na conduta. De acordo com Felipe Guedes, facilitador do Clash, a instituição trabalha como facilitadores do processo criativo e trabalha com a união de grupos com pessoas diferentes de habilidades e diferentes experiências.
“Pensamos, com eles, como essa solução será, visando que ela deve ser viável, desejável e factível de fazer? Então, trabalhamos muito dentro dessas esferas com os alunos e estamos levando isso para eles, esse olhar de solucionar os problemas. Acreditamos que para esses jovens, este momento será enriquecedor para o futuro deles, independente da profissão, pois confiamos muito no potencial desses jovens, pois eles possuem um olhar mais criativo e curioso sobre o mundo”, finaliza Guedes.
CriaRG
O evento marcado para os dias 28, 29 e 30 de novembro pretende movimentar e impulsionar os jovens rio-grandinos a descobrirem novos talentos. Dentre as atividades que compõem o cronograma, estão as oficinas e espaço Sebrae, atração musical com DJ e os estudantes também terão a oportunidade de conhecer o Museu de Ciência e Tecnologia Itinerante da PUC, que proporciona uma experiência imersiva, onde o aprendizado vem aliado à diversão.
A Superintendente de Gestão Pedagógica da SMED, Patrícia Ramos, comenta como as atividades do CriaRG promovem ações em prol da educação e do conhecimento para os estudantes. “Um evento como esse proporciona uma mobilização enorme para os alunos rio-grandinos, que buscam soluções para as problemáticas que enfrentam dentro do contexto social que estão inseridos. Além disso, o evento também promove diferentes atividades, como o Museu da PUC, palestras e a troca de informações e conhecimento, através de uma competição saudável que visa trazer uma solução inovadora para a nossa cidade”, fala Patrícia.
Uma das atividades mais aguardadas do evento é a palestra inspiradora com o jovem brasileiro Matheus Tomoto, que é pesquisador da Universidade Harvard. Além disso, o CRIARG também terá a participação do “Seja FURG”, sendo uma feira de cursos onde os estudantes poderão conhecer um pouco do trabalho realizado pelos graduandos dos cursos oferecidos pela Universidade.
ASSESSORIA -- PMRG