A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município de Educação (SMEd), informa que a realização da aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) já podem ser agendadas em todas as escolas da rede de ensino municipal e estadual da cidade. As aplicações das provas tiveram iníciou na segunda-feira (23) e ocorrem até o dia 17 de novembro.
De acordo com a SMEd, os aplicadores já estão realizando os agendamentos com as respectivas escolas da rede para a aplicação das provas. A avaliação é voltada aos estudantes do ensino fundamental, em específico alunos dos 2º, 5º e 9º anos, das escolas públicas e privadas do país nos componentes curriculares de matemática e língua portuguesa. A secretaria reitera que avaliação dos 2º anos, porém, não acontecerá em Rio Grande, visto que, para o ano, a prova acontece como demonstração e os locais onde essas podem ser realizadas são definidos por meio de sorteio.
De acordo com a superintendente pedagógica, Patrícia Ramos, ainda em agosto, a secretaria iniciou o processo de mobilização com as escolas para que as equipes diretivas tenham consciência da importância da aplicação das provas. Ainda, com os preparativos é possível uma melhor organização do calendário de forma a garantir a presença dos estudantes no dia da prova.
A superintendente explica que as provas do Saeb resultam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), resultados esses que são analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a fim de obter um diagnóstico acerca educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
“Se nós levarmos em consideração os dados do IDEB, consegue-se observar que o Rio Grande está dentro do que é projetado pelo índice. Então, nos últimos anos, desde 2007 até 2021, o Rio Grande está dentro do padrão, tanto dos anos iniciais quanto dos anos finais. Então, dentro do que vem sendo projetado, o Rio Grande vem conseguindo conquistar essa meta tão importante”, comenta Patrícia.
Ainda, o Saeb permite que as escolas privadas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
Por fim, Patrícia destaca que a superintendência pedagógica da SMEd tem trabalhado com as equipes diretivas das escolas do município, realizando diversas reuniões que visam tratar e orientar sobre as avaliações externas, como o Saeb e o Saers.
ASSESSORIA -- PMRG