Estado disponibiliza cartilha sobre escuta às crianças para auxiliar elaboração de políticas públicas para infância
31/10/2023 08:08 em Variadas

O governo do Estado disponibiliza, a partir desta segunda-feira (30/10), uma cartilha sobre Escuta Infantil, elaborada a partir do trabalho realizado pelo Comitê Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi), coordenado pelo Gabinete do Vice-Governador. O documento apresenta o passo a passo e as orientações para que gestores públicos possam ouvir as crianças e elaborar políticas públicas voltadas às infâncias.

https://vicegovernador.rs.gov.br/cartilha-escuta-infantil

Para o vice-governador Gabriel Souza, a cartilha é mais uma entrega do Ceipi, cuja tarefa principal é construir o Plano Estadual pela Primeira Infância. “Estamos realizando uma série de audiências públicas pelo Estado no intuito de ouvir as comunidades locais, mas a escuta infantil é uma iniciativa muito enriquecedora, que pode ser realizada pelo próprio município, permitindo compreender a percepção das próprias crianças sobre o que elas esperam para o seu futuro”, explica.

Para Gabriela Martins e Cristiane de Oliveira, responsáveis pela organização do texto, o documento aborda a escuta enquanto direito da criança, a qual, ao ser ouvida, pode participar ativamente da formulação de políticas públicas que lhe dizem respeito. “Além disso, a cartilha também apresenta um caminho metodológico para a realização de uma escuta acolhedora, criativa e que permite que as crianças se sintam à vontade para participar”, explica Cristiane, que integra a Equipe Estadual do Primeira Infância Melhor (PIM).

Sobre a cartilha

A cartilha está dividida em três partes: a primeira retrata o marco teórico e legal, o qual descreve a história dos processos da infância; o marco legal da primeira infância e a explicação sobre a importância da escuta infantil para a produção de políticas públicas relacionadas a essa faixa etária.

Para o vice-governador Gabriel Souza, a cartilha é mais uma entrega do Ceipi, cuja tarefa principal é construir o Plano Estadual pela Primeira Infância. “Estamos realizando uma série de audiências públicas pelo Estado no intuito de ouvir as comunidades locais, mas a escuta infantil é uma iniciativa muito enriquecedora, que pode ser realizada pelo próprio município, permitindo compreender a percepção das próprias crianças sobre o que elas esperam para o seu futuro”, explica.

Para Gabriela Martins e Cristiane de Oliveira, responsáveis pela organização do texto, o documento aborda a escuta enquanto direito da criança, a qual, ao ser ouvida, pode participar ativamente da formulação de políticas públicas que lhe dizem respeito. “Além disso, a cartilha também apresenta um caminho metodológico para a realização de uma escuta acolhedora, criativa e que permite que as crianças se sintam à vontade para participar”, explica Cristiane, que integra a Equipe Estadual do Primeira Infância Melhor (PIM).

Sobre a cartilha

A cartilha está dividida em três partes: a primeira retrata o marco teórico e legal, o qual descreve a história dos processos da infância; o marco legal da primeira infância e a explicação sobre a importância da escuta infantil para a produção de políticas públicas relacionadas a essa faixa etária.

Na sequência, os aspectos metodológicos para a escuta de crianças são aprofundados, trazendo a contextualização dos atores que fazem parte do processo de escuta, o posicionamento dos adultos responsáveis, a quantidade de pessoas envolvidas e suas funções, o acolhimento e a preparação do espaço físico, as combinações iniciais, o consentimento de responsáveis e crianças e o uso responsável do material coletado.

A última parte mostra as atividades e estratégias a serem utilizadas com as crianças, descrevendo os locais adequados, chamados de espaços brincantes, que as estimulam e as confortam, mesmo que não estejam em suas moradias ou locais de conhecimento prévio. O capítulo aborda ainda a importância dos desenhos, as identificações como ferramentas de trocas e de ambientação, a contação de histórias e suas conexões com as crianças, além de  relacionar as principais perguntas disparadoras para que outras pessoas possam ter essas ferramentas para escutas de qualidade.

 

SECOM - GOV RS

 

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