Na manhã desta quarta-feira (08), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foram debatidos diversos assuntos de interesse do cidadão rio-grandino, através da reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). A reunião mensal teve por objetivo fomentar a troca de informações e planejar as ações integradas em prol da segurança do município.
Na oportunidade, as ações feitas pelos órgãos presentes foram debatidas e apresentadas, sempre colocando o cidadão rio-grandino como prioridade e fazendo futuras projeções para que novas ações sejam tomadas pelas entidades devidamente responsáveis.
“Nós realizamos reuniões mensais com o GGI técnico, nome destinado ao grupo interno com órgãos de segurança, para discutir os assuntos que estão em ênfase na cidade. Após, trocamos informações e realizamos o planejamento de operações conjuntas. Neste momento, estamos nos organizando para as ações integradas do verão, apesar de elas começarem apenas em dezembro, o planejamento já está sendo feito com antecedência visando uma projeção mais organizada, estratégica e segura para os cidadãos”, destaca o secretário da SMMAS, Anderson Castro.
No primeiro momento, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcelo Valente apresentou informações e sugestões dos empresários locais. Após, foram realizados debates sobre o que está sendo feito pelos órgãos de segurança para lidar e suprir essas demandas.
Estiveram presentes representantes do 6° Batalhão Brigada Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS).
Virada da Paz
Todas as ações projetadas e executadas em Rio Grande giram em torno de melhorar a segurança do município, sendo o principal objetivo do programa “Virada da Paz”, lançado em maio deste ano. A ação busca a implantação de um modelo de segurança pública mais proativa, interdisciplinar e que oportunize o trabalho de forma integrada.
Segundo a Brigada Militar, conforme os dados fornecidos pela análise dos indicadores criminais da cidade do Rio Grande de janeiro até outubro de 2023, o município registrou a queda de 69% dos crimes de roubo de veículo, assim como teve também uma redução de 24% dos crimes de roubo a pedestre e a residência, em comparação com o mesmo período em 2022.
Além disso, foram recolhidos das ruas 188 armas de fogo e apreendidas o total 113,3 kg de entorpecentes. Com isso, existe a estimativa de que o prejuízo das facções criminosas esteja em torno de R$ 2.182.549, entre as apreensões de armas e drogas.
ASSESSORIA --- PMRG