Foi realizada na tarde da quarta-feira (8) no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, interior da Prefeitura Municipal, a cerimônia de formatura de 18 estudantes do projeto “Jovens Educadores Patrimoniais”, o JEP. O projeto chega à sua 2ª edição e é uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL-Núcleo de Educação Patrimonial), de Educação (SMEd) e Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT).
Neste ano de 2023, o projeto envolveu alunas e alunos de turmas do 7º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental Marília Rodrigues Santos e Manoel Mano. O projeto tem o intuito de resgatar a memória patrimonial da cidade de Rio Grande, transformando estudantes da Rede Municipal em agentes multiplicadores de conhecimento sobre a história e cultura da cidade. Para isso, realizou encontros semanais com o grupo nos quais os jovens tiveram a oportunidade de ter aulas, produzir resenhas e visitar os bens patrimoniais materiais rio-grandinos, assim como outros distintos patrimônios paisagísticos e arquitetônicos do município, entre eles: a Catedral de São Pedro, a Capela de São Francisco, o antigo Quartel-General, o prédio da Alfândega, a Biblioteca Rio-Grandense, a Praça Tamandaré e a Praça Xavier Ferreira.
Os estudantes receberam os seus certificados de conclusão das mãos de uma comitiva da municipalidade formada pelas secretarias que compõem o projeto. O prefeito Fábio Branco, que participou da solenidade de entrega dos diplomas, elogiou o trabalho integrado desenvolvido pelas secretarias municipais e comemorou o entusiasmo com que o grupo de estudantes chegou até a Prefeitura para receber seus certificados. “Quero parabenizá-los e dizer que fico imensamente feliz de ver um grupo tão entusiasmado assim com um projeto que valoriza Rio Grande”, comentou o chefe do Executivo se referindo às palmas calorosas e saudações com que o grupo cumprimentava os colegas durante o recebimento dos diplomas.
A empolgação dos estudantes também se dirigiu para o motorista do ônibus do projeto, que foi homenageado durante a cerimônia. Manuel Leonardo Domingues dos Santos é o responsável por transportar as turmas e professores até os pontos de visitação dentro do município, e para além desse trabalho fundamental, se tornou um amigo dos jovens participantes desta edição do JEP, pessoa por quem nutriram grande carinho e lhe conferiram a homenagem. Também foi homenageada a professora Martha Duarte Braga.
O coordenador do JEP, professor Érico Costa, disse que esse é um aspecto, também, do trabalho humano desenvolvido no âmbito do projeto. “Além de atingir o objetivo patrimonial, o projeto também tem um objetivo humano, tratando a todos como iguais. Agora eles poderão levar o que aprenderam nas visitações aos museus, praças, monumentos para casa, bairro, escola e família. Temos certeza de que terão novos olhares quando passarem pelo patrimônio do Rio Grande”, disse o professor.
Ao felicitar os estudantes pela conclusão do curso, a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Luciane Compiani Branco, destacou que a realização do projeto só está sendo possível, também, porque há jovens interessados em participar. “Não adiantaria nada termos a vontade e não termos jovens que quisessem participar. Então nós estamos muito contentes com esse envolvimento de vocês”, recordou.
Também compuseram a solenidade, o secretário de município da Educação, Henrique Bernardelli, e a adjunta da pasta, Cecília Puccinell, o secretário de município de Cultura, Esporte e Lazer, Luiz Henrique Drevnovicz, a assessora de Educação Patrimonial da SMEd, Taís Mespaqui, a superintendente administrativa da SMEd, Marilda Silva, diretores e professores das escolas participantes do projeto, além de familiares dos alunos.
ASSESSORIA --- PMRG