A Secretaria da Saúde do Rio Grande vai realizar palestras de conscientização sobre a saúde do homem, como forma de envolver trabalhadores do município nas atividades do Novembro Azul. As palestras serão ministradas em várias empresas do Distrito Industrial no município. Ainda não foram definidas as datas, mas já há confirmação dessas ações nas empresas Termasa e Ogmo.
Esses eventos são de sensibilização e abordarão temas como câncer de próstata, de colon e outras doenças do universo masculino. Além deles, outras ações vão ser intensificadas pela Secretaria com objetivo aumentar o nível de prevenção e a conscientização da população masculina sobre esses tipos de doenças.
Serão dadas orientações ao público masculino com esses conteúdos para quem procurar as unidades básicas de Saúde da rede municipal, assim como para as pessoas que buscam atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou junto às equipes que atuam no Consultório de Rua e no Programa Municipal da Saúde LGBTQIAP+.
Durante todo o Novembro Azul, as unidades básicas de Saúde intensificam a oferta de serviços e exames à população masculina. Entre eles estão a verificação de sinais vitais, exames de rotina, rastreamento de câncer de próstata, de hipertensão e diabetes melittus, além do serviço de sala de espera, em que são repassadas informações da saúde específicas sobre a saúde do homem.
PLATAFORMA DIGITAL
Outra alternativa de prevenção oferecida pela Secretaria, durante o Novembro Azul, é a que está sendo oferecida, desde setembro, por meio de entrevistas realizadas na plataforma online Previneo. Nela, os moradores de Rio Grande poderão agir, preventivamente, no combate a doenças que lideram os casos de óbitos no país, como o câncer de próstata.
Para ter acesso ao questionário na plataforma digital, um QR Code é disponibilizado para a população. Ao acessar o QR Code, a pessoa deverá preencher o questionário com informações básicas, incluindo identidade, idade e histórico de saúde, como hábitos com bebida, cigarro, atividade física, entre outras. Após o preenchimento, a plataforma indica o grau de risco da pessoa para algum tipo de câncer e, conforme o caso, orienta, via WhatsApp, para que a pessoa busque atendimento em alguma unidade de Saúde.
PROGRAMA MUNICIPAL DA SAÚDE LGBTQIAP+
A Secretaria da Saúde tem, ainda, ações, serviços e orientações sendo ofertadas no Programa Municipal da Saúde LGBTQIAP+. Essas ações já vêm ocorrendo desde a programação do Outubro Rosa e se estenderam ao Novembro Azul, a fim de atender as especificidades da população travesti, trans e não-binária e visam diminuir a desigualdade ao acesso e a promoção à saúde dessas pessoas. O atendimento a essa população é oferecido no prédio da Secretaria da Saúde (Rua Marechal Floriano, 5, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Na unidade de Saúde do Parque Marinha, será oferecido, também, atendimento específico à população LGBTQIAP+ em referência ao Novembro Azul. Os atendimentos ocorrem até o dia 30 deste mês, terças e quintas-feiras, no horário das 13h às 19h.
assessoria --- PMRG