Câmara Municipal realiza sessão para lançamento de obras selecionadas pela Lei do Livro em 2022
Variadas
Publicado em 13/11/2023

Buscando incentivar a produção literária em nosso município o projeto Lei do Livro, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores do Rio Grande no ano de 2014, teve na noite da última quinta-feira (10) o lançamento das obras premiadas em sua 4ª edição ocorrida no ano de 2022. 

As obras “A memória é uma folha seca”, de Joselma Noal, e “O Crime dos Banhados: versões, construções discursivas acerca de um crime”, de Cledenir Vergara Mendonça, foram premiadas nesta edição do concurso com a publicação de 500 cópias cada. Tais obras foram laureadas dentro das categorias Literatura e História, respectivamente. 

A Lei do Livro é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vereadores da Cidade do Rio Grande por meio da Resolução Legislativa nº 002 de 15 de setembro de 2014, sendo impulsionada pela Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) que é responsável pela organização e divulgação de seu edital de seleção de obras. Em discurso durante o ato solene o Secretário da pasta, Luis Henrique Drevnovicz, salientou a importância do concurso para fomentar a produção literária no município e reconheceu a parceria honrosa de sua Secretaria com a Câmara para realização do concurso.

Joselma Noal, autora de A memória é uma folha seca, afirmou sentir-se honrada pela premiação de sua obra já que a cidade do Rio Grande é reconhecida como berço de muitos escritores. Segundo a autora, a lei do livro é fundamental e deve ser reconhecida como um exemplo por outras cidades que, em sua opinião, deveriam adotar iniciativas como ela para que os livros possam circular de forma gratuita pelas instituições educacionais e culturais.

Para o autor de O Crime dos Banhados, Cledenir Vergara Mendonça, a Lei do Livro é um instrumento muito importante para a divulgação de escritores locais e a descoberta de novos talentos. Segundo o autor o incentivo à leitura é fundamental neste momento de intenso uso de mídias sociais, de instantaneidade e pouca profundidade. “(A Lei do Livro) é um modelo para outras cidades”, afirmou.

Segundo Luciana Gepiak, responsável pelo setor de literatura na SMCEL, a Secretaria pretende realizar a distribuição dos exemplares a partir das necessidades da comunidade, atendendo pedidos de coletivos e escolas. Dentre os objetivos da SMCEL também está proposto a realização de eventos culturais como rodas de leitura contando com a presença destes autores para que eles possam ter contato direto com seus leitores. “É uma felicidade imensa pro setor de literatura da SMCEL fazer com que este projeto aconteça”, afirmou a servidora.

Representando o Legislativo Municipal no ato solene estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Júlio César Pereira da Silva - presidindo a sessão -, juntamente da Vereadora Professora Denise Marques e do Vereador Rovam Castro. Também compunham a mesa como convidados de honra: o Secretário de Município de Cultura, Luis Henrique Drevnovicz - no ato também representando o Prefeito Fábio Branco; o Presidente da Academia Rio-Grandina de Letras e representante da Literatura no Conselho Municipal de Política Cultural, Ronaldo Gerundo; o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande, Lênin Landgraf; e o Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojista do Rio Grande e São José do Norte, Marcelo Valente.

 

 


Lei do Livro em 2023 – 5º edição do Concurso Literário

As inscrições para participação no concurso literário proposto pela Lei do Livro em 2023 estão abertas até o dia 19 de novembro. Podem participa escritores nascidos na cidade do Rio Grande ou radicados no município num período mínimo de 5 anos. O concurso está dividido em duas categorias: Literatura e História. As obras vencedoras terão a publicação de 500 cópias cada.

Mais informação pelo e-mail: leidolivroriogrande@gmail.com

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!