Gestoras da área de Saúde de Vera Cruz (RS) estiveram na sede da Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande, no final da semana passada, conhecendo como o município rio-grandino organiza o acesso às consultas por especialidades. A visita oportunizou uma longa conversa entre as titulares das pastas nos dois municípios, Zelionara Branco (SMS) e Clair Tornquist (Vera Cruz).
“Mostramos o nosso sistema de informação, que é todo digital, feito por meio de prontuário eletrônico, com organização dos pacientes por especialidades, por fila de espera e de ordem cronológica e, também, por classificação de prioridade e risco dos pacientes”, citou a secretária da SMS. Foi apresentado, ainda, a forma como o município do Rio Grande faz a regulação dos pacientes e informado que todas as unidades têm acesso ao sistema para cadastrar o paciente e identificar se ele está ou não em fila de espera e se há alguma pendência de informações.
O sistema de Gerenciamento de Marcação de Consultas (Gercon), utilizado pelo governo estadual, foi outro tema da pauta. Em Vera Cruz, o sistema utilizado não consegue migrar para o Gercon, pois utiliza outra base de dados vinculada ao Ministério da Saúde (MS). Em Rio Grande, a migração e troca de informações com o Gercon e o Ministério é possível porque o serviço utilizado é feito por meio de um software terceirizado.
Devido a essa possibilidade de acessos e troca de informações, Rio Grande passou a ser um exemplo para alguns municípios, como por exemplo Vera Cruz, que buscam entender como funciona esse gerenciamento no município rio-grandino. “Ficamos bastante felizes com o que ouvimos sobre o sistema de transparência no Rio Grande, que funciona há vários anos e que já possui uma expertise”, comentou a secretária Clair Tornquist. Ela disse que Vera Cruz pretende implementar um sistema de transparência nessa área, principalmente, no que se refere a filas, encaminhamento para consultas especializadas, agendamentos e especialidades.
“Foi muito produtiva a ida a Rio Grande e estamos agradecidas pela oportunidade de poder compartilhar essa experiência deste município para Vera Cruz”, resumiu a secretária Clair Tornquist.
ASSESSORIA --- PMRG