Escolas municipais visitam a 49ª Expofeira
Variadas
Publicado em 20/11/2023

No segundo dia de realização da 49ª Expofeira o Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira recebeu a visita de diversas escolas municipais em projeto idealizado pela Secretaria de Município de Educação (SMEd). Dentre as escolas que visitaram a feira nesta quinta-feira (16) estão a EMEF São Miguel, a EMEI Fraternidade, a EMEI Nilza Alves Gonçalves, e a EMEI Professora Eva Mann. Um total de 9 escolas possuíam visitação agendada para este dia.

 

Os alunos visitantes puderam participar de atividades lúdicas visando o desenvolvimento de suas potencialidades. A equipe da Secretaria preparou, dentro do Espaço Cultural da feira, diversos ambientes sensoriais que trabalham os sentidos a partir de pequenas experiências. Um destes ambientes é um “túnel sensorial” que proporciona aos alunos visitantes diversas atividades que potencializam visão, tato e olfato. Um espaço com jogos educativos, como os que são oferecidos nas salas de recursos das escolas da rede municipal de ensino também está disponível no local. Estas atividades têm como proposta um momento inclusivo, onde os estudantes possam potencializar suas habilidades sensoriais.

 

A Pet Terapia, numa parceria entre SMEd e Secretaria da Causa Animal, também esteve presente levando até a Expofeira um mascote – Baruk, um cão da raça Golden Retriever – para interação com os alunos visitantes. Os alunos visitantes também puderam ter contato com cavalos em um espaço destinado a Equoterapia. A Escola José Álvaro de Azevedo, parceira da SMED no atendimentos a alunos deficientes visuais, também esteve presente com um espaço próprio com atividades pensadas para seu público-alvo.

 

Outro espaço dentre os desenvolvidos pela equipe da SMEd proporcionou aos alunos o uso de uma tela interativa, aproximando-os das novas tecnologias da informação. Segundo Elisângela Gonçalves Macedo, Coordenadora do Núcleo de Diversidade e Inclusão, o uso de tecnologias como as telas interativas permite aos alunos desenvolver novas habilidades e possibilita aos educadores explorar novas práticas pedagógicas a partir do uso da tecnologia.

 

 

Outras atividades

 

A Secretaria de Educação e a Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) oferecem durante a realização da expofeira outras atividades voltadas ao público infantil. A Hora do Conto está ocorrendo no ônibus “Biblioteca Itinerante” em atividade coordenada pelo Núcleo de Bibliotecas da SMEd. Já a SMMAS está presente na feira com os projetos Promotores da Paz, da Guarda Municipal, e com o projeto Escola de Trânsito, coordenado pelo Núcleo de Educação no Trânsito da Secretaria.

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!