Com Desfile dos Campeões, credenciadora ao Freio de Ouro e cães, 49ª Expofeira tem domingo de muito público
Variadas
Publicado em 20/11/2023

O Parque Filinto Eládio da Silveira foi palco neste domingo, 19, da Cerimônia Oficial da 49ª Expofeira. O evento, realizado na Pista Central, contou com o desfile dos campeões e a presença de autoridades. Durante a solenidade, representantes de cada raça presente no parque estiveram presentes. Além da cerimônia, mostra de cães, e outras atrações tornaram a festa um sucesso. O domingo também foi marcado pela Mateada da Rádio Oceano FM que trouxe muita emoção ao evento.

Durante o evento, o médico veterinário e tesoureiro do Sindicato Rural do Rio Grande, Leandro Freitas, destacou o momento de alegria que está sendo vivenciado, não só para o sindicato, mas para todos os produtores do setor. “Seria impossível fazer uma festa tão grande, estamos falando da 49ª Expofeira, uma das festas mais antiga da cidade. Essa festa é de cada um de vocês”, comenta. Conforme o diretor do sistema FARSUL e SENAR, Fábio Avancini Rodrigues, o sentimento é de satisfação, principalmente, pelas dificuldades que o setor agropecuário está vivenciando. “É uma honra estar aqui, porque nasci aqui e é a primeira vez que faço uma abertura oficial. A cidade passou recentemente por uma intempérie, principalmente, para o setor rural, e essa resiliência do produtor rural estar qui na nossa frente, que não desiste do seu negócio, que cuida dos seus animais e a qualidade dos animais, é de fundamental importância para a agricultura do estado do Rio Grande do Sul.

O deputado federal e ex-prefeito do município do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, iniciou sua fala parabenizando a organização da Expofeira, destacando sua importância para o município. “Essa feira no próximo ano completa cinquenta anos, trabalhando em prol da atividade primária, divulgando aquilo produzido na nossa região, especialmente Rio Grande e isso tem um valor que eu diria que é inestimável". Em sua fala, o prefeito Fábio Branco salientou a importância da Expofeira para o município, levando em conta a autoestima da cidade. “Este é um evento tradicional e histórico do agronegócio, que tem uma enorme importância para a economia do município. Esse evento acontece para fazer com que realmente a atividade se fortaleça, que as pessoas se aproximem cada vez mais e entendam o quanto o agro é importante para a economia”, afirmou. O prefeito também parabenizou o Sindicato Rural e toda a equipe pela organização do evento.

Durante a manhã, a segunda etapa da prova que definiu os credenciados para a semifinal do Freio de Ouro ocorreu com grande expectativa em Rio Grande. As provas de Mangueiras, Bayard Sarmento e a Paleteada final foram realizadas, determinando os oito animais privilegiados, quatro machos e quatro fêmeas, que seguirão para a próxima fase. Entre as fêmeas, ficaram os seguintes destaques: 1° Jaboticaba da GAP São Pedro – Ginete Zeca Macedo; 2° Carta Marcada do Mako – Ginete Rian de Vasconcelos Valadão; 3° Trigueira do Liscano – Ginete Paulo Chaves Oliveira e; 4° AX Impetuosa – Ginete Rodrigo Leitzke Xavier. Entre os machos, os cavalos que se destacaram foram: 1° Dom Alberto Marechal – Ginete Nathan de Vasconcelos Valadão; 2° Oponente do Encanto – Ginete Edenilson Tavares Gonçalves; 3° Santa Martina Pasodoble – Ginete Pedro Bastos Medeiros e; 4° Noticiero 1970 Maufer-TE – Ginete Fernando Andrighetti. O experiente Zeca Macedo, multi-campeão do Freio de Ouro, expressou seu prazer pela classificação, ressaltando a importância da primeira etapa em Rio Grande. "Estou competindo com a Jaboticaba, meu principal animal para este ciclo”, comentou.

Cães

Os cãs fizeram sucesso neste domingo, 19, de Expofeira. A apresentação com cães da raça Border Collie encantou o público com a atividade, que aconteceu na Pista Central. Foi uma demonstração com ovelhas simulando situações de manejo comuns realizadas em fazendas. A apresentação foi guiada pelo campeão nacional de pastoreio, Anderson Pacheco.  “Fizemos uma demonstração do que os cães fazem no campo, recolhendo, movendo para o piquete ou potreiro, e até mesmo trazendo para o curral. Simulamos com sacos de ração para representar porteiras”, explicou Pacheco. Os Border Collies são conhecidos por sua inteligência e agilidade, são cães criados e treinados para trabalho. O 6º BPM realizou uma apresentação com dois cães do Canil do Batalhão. Durante a apresentação, os policiais realizaram um trabalho de faro e obediência com os cães, onde os animais responderam a diversos comandos. Segundo o Sargento Dias, responsável pela exposição, os cães são uma ferramenta muito importante para o trabalho da Brigada, uma vez que auxiliam os policiais nas operações. “Trabalhamos com o policiamento preventivo e esses cães nos auxiliam, principalmente, no trabalho de faro, em operações nos presídios e em situações de tumulto”, comenta.

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!