Para qualificar ainda mais a Guarda Municipal, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), iniciou nesta segunda-feira (20), a última fase do trabalho de preparação dos 32 agentes para o uso da arma de fogo durante as operações. O curso teve início no primeiro semestre de 2023 e seguirá com suas atividades até o dia 22 de dezembro.
Como parte da constante qualificação que a Prefeitura tem proposto para a Guarda Municipal (GM), esse processo tem por objetivo reforçar a segurança da população e dos próprios agentes durante o exercício de suas atividades. Além disso, após o final de curso e formação dos agentes, o município entrará para a história com os primeiros guardas armados utilizando a EPI GLOCK 9mm, como equipamento de proteção individual e de terceiros.
Participaram da cerimônia de abertura, o prefeito municipal, Fábio Branco, o diretor das promotorias de Justiça do Rio Grande e promotor de justiça, Dr. Marcelo Thormann, o chefe do núcleo de polícia administrativa da delegacia de Polícia Federal em Rio Grande, Sr. Oscar Marcelo de Silveira, o presidente da Câmara Municipal, Júlio César da Silva, representando o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Ruan e o secretário de município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro.
“Para nós é um dia muito feliz, estamos iniciando a última etapa do plano que nós fizemos para a Guarda Municipal. Primeiro uma formação dentro da área da segurança pública nacional e agora estamos iniciando na área de armamento dos agentes. Estamos capacitando esses guardas com o que tem de melhor, seja de equipamentos de última geração, seja na condição da qualificação dos nossos guardas municipais. Isso está num contexto de cultura da paz. Nós queremos agir para que todos esses atores e agentes que estão na segurança pública possam ter uma cidade cada vez mais segura”, comenta o prefeito Fábio Branco.
A primeira fase da formação, encerrada em dezembro de 2022, foi marcada pelo Curso de Formação dos Guardas Municipais, em especial para aqueles que não possuíam curso de acordo com a Matriz SENASP. A segunda fase teve início no primeiro semestre de 2023, dando início a realização dos exames psicotécnicos e aquisição das armas. Por fim, a terceira e última fase consiste no curso de Armamento e Tiro, exclusiva para agentes municipais aprovados no exame psicotécnico. A primeira turma será ministrada pela Guarda Municipal do município de Gravataí.
De acordo com Anderson Castro, o curso tem duração de 200 horas com previsão de término para o dia 22 de dezembro, com a realização de uma formatura após a liberação e o credenciamento da Polícia Federal para porte e uso de arma de fogo. “Esperamos realizar a formatura no próximo mês aqui na frente da Prefeitura, já com eles devidamente armados e qualificados pela Polícia Federal. Então estamos entregando 32 nomes aos instrutores e, ao final, a gente deve ter a lista final de quantos foram aprovados ou não nesse curso. A ideia é ter uma qualificação melhor, ter um equipamento que dê a proteção individual para o agente e também proteção do terceiro. Esse é o grande objetivo, além de ser uma ação dentro do Vira da da Paz”, comenta Castro.
Além disso, durante a Formatura da Guarda Municipal Armada também serão entregues coletes balísticos. Ao final do curso, a Guarda Municipal do Rio Grande será a primeira Guarda Municipal que utilizará a GLOCK 9mm, modelo G45. Estima-se que até o primeiro semestre do próximo ano, novos 17 agentes iniciem a qualificação, representando um total de 49 guardas armados em serviço do município.
Para dar início a primeira aula inaugural do “Curso de Armamento e Tira da Guarda Municipal”, realizado nesta segunda-feira (20), no Salão Nobre da Prefeitura, os 32 agentes contaram com a palestra do diretor das Promotorias de Justiça do Rio Grande e Promotor de Justiça, Dr Marcelo Thormann, que abordou questões envolvendo a legalidade do uso da arma de fogo e deu destaque sobre a postura dos agentes quando forem depor em juízo seguindo as leis gerais.
Após, a segunda palestra do curso teve por foco as questões administrativas e práticas sobre o porte de arma de fogo. A conversa foi ministrada pelo chefe do núcleo de polícia administrativa da Delegacia de Polícia Federal, Sr. Oscar Marcelo Silveira de Silveira. “Para ter o uso da arma de fogo os Guardas Municipais irão passar por treinamentos e provas teóricas práticas de armamento e tiro, sendo atividades rígidas e, todo processo será coordenado e fiscalizado pela Polícia Federal, então posso garantir que a população rio-grandina estará mais segura”, comenta de Silveira.
ASSESSORIA -- PMRG