NOVEMBRO AZUL - Saúde faz consultas preventivas a indígenas das aldeias do município
Variadas
Publicado em 22/11/2023

Homens indígenas de aldeias do município do Rio Grande (RS) estiveram na Secretaria da Saúde (SMS) para realizar exames de rotina e prevenção previstos na campanha Novembro Azul. As consultas ocorreram na segunda-feira (20), na sede da Secretaria, e fazem parte das ações anuais de saúde realizadas pelo órgão municipal com atenção especial à população das aldeias locais.

Com 48 anos e um dos poucos homens da aldeia Goj Tahn, no balneário Cassino, o cacique Cláudio Ka Peni Leopoldino, foi um dos que estiveram na Secretaria para realizar os exames preventivos. Na pequena aldeia, ele lidera cerca de seis homens e tem estendido a todos a necessidade para que façam esse tipo de consulta.

“Sempre falo para eles sobre a importância dos exames preventivos, porque depois o corpo pode sofrer as consequências”, disse o líder indígena. O cacique fez questão de ser o primeiro a ingressar no consultório e depois na sala de coleta de sangue, como forma de estimular os demais indígenas que o acompanhavam e eram lideranças guaranis de outras aldeias no Rio Grande.

A secretária da Saúde no município, Zelionara Branco acompanhou o atendimento aos indígenas e disse que a Secretaria tem como objetivo atender cada vez melhor a população masculina em todas as comunidades. “Desenvolvemos ações voltadas a essa camada para além do principal risco que afeta os homens, que é o câncer de próstata”, frisou a secretária. Com exames preventivos, ela afirma que é possível prevenir o futuro aparecimento de doenças crônicas, sendo esse o principal objetivo no momento.

Com ações para a maior diversidade possível, sejam ou não indígenas, quilombolas, público LGBTQIA+ e trabalhadores do Parque Industrial no município, a Secretaria tem buscado orientar a população masculina sobre a importância da prevenção ao longo do ano e, especialmente, dentro do Novembro Azul. “Do ponto de vista da saúde, é preciso que todos olhem melhor para sua situação e procurem a prevenção, pois ainda é o melhor remédio”, recomendou a secretária.

Nos próximos dias, palestras vão ser desenvolvidas pela Secretaria da Saúde para trabalhadores das indústrias no município. Os eventos fazem parte da programação do Novembro Azul e têm como foco a prevenção a doenças que afetam, especialmente, o público masculino.

PREVINEO

Durante as consultas na sede da Secretaria, os indígenas tiveram acesso à plataforma digital PreviNEO, que permite que a população do município preencha um pequeno questionário e saiba se tem risco de desenvolver um dos cinco tipos de câncer mais comuns no Brasil (mama, próstata, cólon, colo de útero e pulmão), além de doenças mentais e cardíacas. O uso da plataforma, desde setembro deste ano, faz parte de uma parceria pioneira no Brasil entre a Prefeitura de Rio Grande (RS), a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Artemisia e a startup PreviNEO.

Conforme o grau de risco apontado na plataforma para algum dos tipos de câncer citados acima, o paciente é encaminhado para consulta em uma unidade básica de Saúde da rede municipal para acompanhamento e exames. Até o final de fevereiro do próximo ano, esse levantamento via plataforma digital vai ser realizado na cidade do Rio Grande. Os resultados devem ser divulgados ainda no primeiro semestre de 2024.

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!