A Coordenadoria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades da Prefeitura do Rio Grande está promovendo, em parceria com a Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança e o SEST SENAT, uma campanha de conscientização sobre o respeito às vagas direcionadas a pessoas com deficiência, intitulada “Essa vaga é nossa”. Além das iniciativas já praticadas, como abordagem, com distribuição de folhetos informativos, e fiscalização, a campanha lançará, nos próximos dias, dois vídeos educativos sobre a temática, visando atingir um número maior de pessoas.
Segundo a coordenadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Cibele Rocha, a palavra-chave da campanha é empatia. “Quando você utiliza indevidamente a vaga, nem que seja por um minuto, esse um minuto se multiplica em dificuldades para pessoas com deficiência que precisam utilizar essa vaga”.
Para utilizar as vagas reservadas a PcDs, é necessário possuir uma credencial de estacionamento, disponível mediante requerimento a SMMAS, na Rua Vice Almirante Abreu, 737, ou pelo WhatsApp (53) 32337294, ou no site da Prefeitura do Rio Grande, em “Emissão de Protocolo” (https://riogrande.atende.net/autoatendimento/servicos/emissao-de-processo-digital). É importante apresentar os seguintes documentos: 1 foto 3X4 recente, RG e CPF, ou CNH, atestado médico com CID atualizado e comprovante de residência. A credencial é gratuita e válida em todo o território nacional, cujo uso é permitido exclusivamente quando o veículo estiver conduzindo alguma pessoa com deficiência.
Em casos de denúncia, ao ver um veículo ocupar uma vaga sinalizada sem credencial, utilize o seguinte canal: WhatsApp (53) 32337294. Estacionar inadequadamente em vagas reservadas gera multa no valor de R$ 293,47 e equivale a 7 pontos na CNH, além da remoção do veículo da vaga.
ASSESSORIA -- PMRG