Planejando criar um momento especial para que os profissionais da educação rio-grandinos compartilhem suas atividades e trabalhos feitos em 2023, a Prefeitura do Rio Grande, através do Núcleo de Bibliotecas da SMED, promove no dia 15 de dezembro o “Café Literário”. O evento busca ser um encontro de partilha e mostra dos projetos desenvolvidos nas bibliotecas das escolas da Rede. A ação é gratuita e acontecerá na Biblioteca da SMED localizada na rua Marechal Floriano, 157, a partir das 8h30min.
“O Café Literário é o coroamento desses meses de esforço, dedicação e criatividade que foi realizado nas escolas com a coordenação e suporte do Núcleo de Bibliotecas. É muito bonito essa ação porque ela serve de incentivo e inspiração para as demais escolas com bibliotecas e cantinhos da leitura. Esses centros dinâmicos de aprendizado, acabam promovendo não apenas a leitura, mas também projetos inovadores que enriquecem a experiência educacional dos alunos”, destaca a Coordenadora do Núcleo de bibliotecas da SMED, Rosane Machado.
O evento tem por objetivo fomentar a troca de experiências e a exposição dos trabalhos desenvolvidos, no qual aborda uma diversidade de iniciativas que vão desde clubes de leitura até projetos que integram a literatura ao currículo escolar, proporcionando aos alunos uma experiência divertida em prol do conhecimento.
Para participar do Café Literário é necessário realizar a inscrição pelo Sympla ou através do link: https://www.sympla.com.br/evento/cafe-literario-encontro-de-partilha-e-mostra-dos-projetos-desenvolvidos-nas-bibliotecas-das-escolas/2265665?share_id=copiarlink
Bibliotecas municipais
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, além de desenvolver a criatividade. Com isso, para fomentar o interesse e o hábito pela leitura no município, Rio Grande oferece três bibliotecas públicas municipais contendo inúmeros livros e, também, estimula a leitura nas escolas com 58 bibliotecas e 12 cantinhos da leitura.
A cidade é composta por três bibliotecas públicas: Érico Veríssimo (bairro rural), Amaury dos Santos (cassino) e a Monteiro Lobato (centro) que está em reforma. Para se cadastrar basta comparecer nas bibliotecas portando a carteira de identidade e o comprovante de residência. Na sequência, após preencher o formulário, a pessoa se torna sócia e pode escolher qualquer livro disponível para levar para casa. Vale destacar que é preciso ser maior de idade, logo os adultos ficam responsáveis pela retirada e cuidado dos livros de seus filhos.
ASSESSORIA -- PMRG