Mutirão da Agricultura Familiar: produtores têm até dia 30 para garantir participação e auxílios
12/12/2023 07:55 em Variadas

Em virtude dos efeitos dos eventos climáticos dos últimos meses, como ciclones, grandes volumes de chuvas e alagamentos, que trouxeram muitos impactos para a cidade e também para o interior de Rio Grande, a Prefeitura, com apoio de diversas empresas e órgãos parceiros, está desenvolvendo uma ação especial voltada para a recuperação dos produtores do município. Capitaneada pela Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC) a proposta do Mutirão de Recuperação da Agricultura Familiar visa fornecer diferentes formas de auxílio para minimizar os prejuízos e fortalecer o setor primário. O projeto foi lançado no dia 1º, em evento na Vila da Quinta.

Para ter acesso a uma série de benefícios como doações de fertilizantes, sementes e matéria orgânica (esterco), apoio com maquinários, assistência de equipes técnicas e diferentes formatos de financiamentos os interessados devem realizar inscrição até o dia 30 de dezembro. O cadastro pode ser feito na sede da SMPAC, no escritório municipal da Emater e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Rio Grande. Também é possível fazer a inscrição pelo WhatsApp da Secretaria, no número (53) 991203318.

Para participar é preciso ter a inscrição estadual que comprove o trabalho com atividade agrícola. No momento da inscrição ao Mutirão, não é necessário comprovar prejuízos pelos ciclones ou alagamentos, porém serão realizadas visitas a campo com equipes técnicas da Emater e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para constatar a situação. Confira, abaixo, alguns dos benefícios disponíveis.

Fornecimentos de materiais

Grandes empresas do setor de fertilizantes estão participando do mutirão para auxiliar os produtores. Em números estimados, devem ser fornecidas mais de 75 toneladas de fertilizantes para colaborar com uma retomada do setor. Estão presentes nesta ação Yara Brasil, Rio Grande Fertilizantes, Cibra, Mosaic, Unifértil, Timac Agro, Piratini, Josapar, Ourofértil, Heringer, 3 Tentos e Multifértil. A Cooperativa de Transportadores Autônomos Rodoviários de Cargas do Rio Grande (Cootracam) será a responsável pelo transporte dos itens.

Com apoio do Governo do RS e do STR, serão distribuídos entre os produtores interessados 200 sacos de 16kg de sementes de milho, totalizando 1920kg. O modelo fornecido será o Santa Helena (SHS4080) que é híbrido e não transgênico.

Visando a correção dos solos, os participantes também poderão ter acesso a calcário, que deverá ser solicitado ao STR para que sejam organizadas as compras. Já o transporte será realizado pela SMPAC ou outros parceiros.

O STR também irá ajustar todo o processo de distribuição de matéria orgânica (esterco), doado pelo Confinamento Santa Clara de Olimar. Neste caso, o transporte fica sob responsabilidade do produtor, por meio de caminhões caçamba.

Patrulha Agrícola e Assistência Técnica

Como parte da proposta do Mutirão, o produtor terá desconto de 60% nos serviços da Patrulha Agrícola até fevereiro de 2024, tanto para tratores quanto para retroescavadeiras. Cada um deverá solicitar o atendimento e a SMPAC irá organizar as escalas e cronograma, de modo que as propriedades com maiores perdas tenham prioridades. Todo processo será acompanhado e fiscalizado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agropecuária, Pesca, Micro e Pequena Empresas (Comaperg), Emater e STR.

Além disso, também será disponibilizada assistência de equipes técnicas de órgãos do setor. Para produtores de leite, a referência será a Emater. Para hortigranjeiros (olerícolas) o apoio será da Emater, SMPAC e Senar.

Financiamentos

As medidas pensadas para o mutirão incluem ainda ofertas de financiamentos para projetos técnicos via Emater ou empresas privadas, como por exemplo para custeios de insumos, defensivos agrícolas, serviços, entre outros. Os financiamentos poderão ser acessados junto ao Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil.

Comercialização

O apoio por meio do Mutirão também será realizado na comercialização de hortigranjeiros, com participação da Emater, SMPAC e STR. Para isso estão sendo planejadas ações de reforço nas feiras livres e na central de hortigranjeiros, com presença da produção também nas redes de supermercados. Além disso, estão sendo consideradas outras alternativas, como a criação de plataformas cooperativas e de comercialização diretamente com os consumidores, com participação da Furg.

Comitê Técnico

Com a presença de equipes técnicas da SMPAC, Emater e STR, estão agendadas reuniões semanais de acompanhamento dos projetos reunidos no Mutirão, com o objetivo de realizar um levantamento de dados sobre a situação local e também do apoio prestado. O primeiro encontro ocorreu no último dia 6 e o próximo está marcado para quarta-feira (13).

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!