UPAs são equipadas com aparelhos para diagnósticos rápidos em pacientes cardíacos
13/12/2023 09:01 em Variadas

As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município do Rio Grande, localizadas no balneário Cassino e no bairro Junção, receberam dois equipamentos, por meio de doação, que já estão em funcionamento e auxiliam nos laudos e diagnósticos rápidos de exames realizados por pacientes com problemas cardíacos. Quem for atendido em alguma destas unidades e tiver recomendação para exames cardiológicos, poderá ser encaminhado para fazer o eletrocardiograma (ECG), na própria UPA, e ter o diagnóstico em poucos minutos.

Conforme a superintendente da Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde, Simone Gonçalves, com estes equipamentos as UPAs passam a ter maior qualidade e agilidade no diagnóstico do paciente com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) ou demais alterações cardiológicas. Essa rapidez é possível porque os exames vão para a Central de Telemedicina do Hospital do Coração (HCOR), em São Paulo, e retornam em poucos minutos para a UPA onde o paciente está em atendimento.
“Todo paciente atendido em alguma das UPAs que tiver recomendação para realizar exames nestes equipamentos terá o procedimento feito em Rio Grande e enviado a São Paulo, imediatamente, via Internet. Em poucos minutos, os resultados retornam pela Central de Telemedicina do HCOR com laudo e diagnóstico”, explica a superintendente.

Ela afirma que há agilidade e precisão no diagnóstico ao paciente com IAM, também conhecido como ataque cardíaco. O IAM é causado pela súbita interrupção do fluxo sanguíneo em uma das artérias do coração – as coronárias – geralmente devido à formação de um coágulo, o que leva a lesão e morte de parte do músculo cardíaco, podendo ser fatal em alguns casos. “O objetivo da telemedicina é agilizar o atendimento dos pacientes e garantir que eles recebam o tratamento recomendado pelas diretrizes, a fim de reduzir as complicações e a mortalidade decorrentes do infarto”, completa a gestora.

BOAS PRÁTICAS

Os dois equipamentos são aparelhos de eletrocardiogramas, com custo unitário de pouco mais de R$ 8,7 mil e foram doados a Rio Grande porque o município havia sido contemplado, este ano, no "Projeto Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares". O objetivo principal do projeto é atuar na qualificação do atendimento às urgências cardiovasculares por meio da realização da tele-eletrocardiografia, teleconsultoria cardiológica, desta forma utilizando a telemedicina.

Este projeto é uma parceria do Hospital do Coração (HCOR) – Associação Beneficente Síria, de São Paulo, com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O Projeto desenvolve o Programa de Tele-Eletrocardiografia, com a rede de suporte remoto oferecida às ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em diversos municípios brasileiros e implementa, também, o Programa de Melhoria de Qualidade em Cardiologia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o apoio da American Heart Association (AHA).

Este programa segue o plano das boas práticas clínicas em Cardiologia, baseado na metodologia Get With the Guidelines da AHA (adaptado ao contexto brasileiro), nas recomendações contidas nas diretrizes da SBC e nas normativas do SUS. Atualmente, o projeto é aplicado em sete hospitais definidos pelo Ministério da Saúde.

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!