SMEd realiza consulta popular para escolha de diretores e vice-diretores das escolas da Rede Municipal
13/12/2023 09:04 em Variadas

Teve início às 8h desta terça-feira (12) a escolha da comunidade escolar dos diretores e vice-diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino de Rio Grande para o mandato 2024-2026. A votação ocorre em todas as escolas da Rede. De acordo com a Secretaria de Município de Educação (SMEd) em algumas instituições de ensino o horário de votação pode se estender até as 20h, em razão dos turnos de funcionamento das escolas.

 

Estima-se cerca de 20 mil votantes na Consulta Popular. Podem votar alunos a partir de oito anos de idade, pais ou responsáveis (sendo permitido um pai por aluno matriculado na escola), além dos professores em efetivo exercício e funcionários em efetivo exercício.

 

Cada escola possui a sua própria cédula de votação com as chapas que estão concorrendo. Os eleitores deverão escolher entre as chapas dispostas nesta cédula e depositar nas urnas disponibilizadas nas escolas.

 

Antes da votação – no período que foi reservado à promoção das candidaturas – a comunidade escolar pode conhecer as chapas que concorrem em cada uma das instituições, bem como os planos de gestão escolar para os próximos três anos propostos pelas respectivas chapas.

 

A Sheron Oliveira, mãe do Miguel que estuda na Escola Viriato Corrêa votou na instituição durante o período da manhã e falou sobre a importância de participar da Consulta Pública. “Eu sempre que posso venho votar, porque é um ato muito importante tanto para as crianças, quanto pela educação, além disso também é relevante para nós que somos mães em exercer esse direito”, comentou.

 

A superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Patrícia Ramos, explica que após a consulta de hoje, “a apuração será feita pelas comissões eleitorais das escolas e pela comissão central, que além de contabilizar os votos analisarão, também, os planos de gestão apresentados pelas chapas”. A divulgação do resultado da Consulta à comunidade escolar será realizada no dia 29 de dezembro.

 

Pelo edital das eleições, a lista dos resultados deve ser enviado ao prefeito Fábio Branco, a quem compete a escolha dos representantes das escolas municipais. A posse dos novos diretores e vice-diretores para o mandato 2024-2026, pelo chefe do Executivo Municipal, acontecerá no dia 3 de janeiro de 2024.

ASSESSORIA --- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!