Lideranças regionais discutem situação dos pedágios na Região
Variadas
Publicado em 26/12/2023

Na tarde desta sexta-feira (22) o Prefeito Fábio Branco realizou, de forma virtual, uma reunião com diversas lideranças da zona sul do RS, tendo como pauta o reajuste das tarifas cobradas nas praças de pedágio da região autorizada na manhã de hoje pela ANTT em reunião.

A praça de pedágio do Capão Seco, operada pela concessionária Ecosul e situada na única ligação terrestre entre a cidade do Rio Grande e outras regiões do RS, sofrerá reajuste de 28,9% com a tarifa chegando ao valor de R$19,60 para veículos de passeio. O aumento é válido a partir do dia 1º de Janeiro de 2024.

A reunião foi uma iniciativa do Deputado Federal. Daniel Trzeciak, liderança regional que tem questionado os órgão competentes sobre os valores praticados nas praças de pedágio da região e seus contratos. Participaram da reunião diversos prefeitos e vereadores da região, deputados federais e estaduais, representantes de entidades empresariais regionais e o Governador do RS, Eduardo Leite.

Segundo o Prefeito Fábio Branco, o aumento da tarifa chega em momento inoportuno, acarretando em prejuízos quanto a competitividade econômica do município. O Prefeito aponta que possíveis novos investimentos e a competitividade do Porto do Rio Grande serão influenciados negativamente com este reajuste de tarifa. O Prefeito Fàbio Branco já acionou a Procuradoria Geral do Município na busca de possíveis medidas legais em relação ao abusivo aumento da tarifa.  
 
Fábio Branco sugeriu durante a reunião a confecção de um documento conjunto, assinado por todos os presentes a ser enviada diretamente a concessionário expondo os pontos negativos do aumento da tarifa, tendo em vista o momento de recuperação econômica da região, e solicitando a reavaliação da efetuação do aumento das tarifas. O Prefeito também colocou à disposição dos presentes a estrutura jurídica do município para a proposição de ações em conjunto dos atores da região quanto ao questionamento judicial do aumento das tarifas junto aos órgãos competentes – como TCU, MPF.

ASSESSORIA -- PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!