Taxa de aprovação de projetos da FURG no Edital Universal do CNPq é a mais alta entre as universidades federais
04/01/2024 08:19 em Variadas

A FURG aprovou 33 dos 72 projetos submetidos ao Edital Universal de 2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que representa uma taxa de aprovação de 46%. Esta taxa é a mais alta entre as universidades federais que submeteram ao menos 10 propostas, e a segunda entre todas as universidades do país que submeteram ao menos 30 projetos

Este sucesso, que não vem isolado de outras conquistas, poder ser parcialmente explicado por algumas políticas voltadas à qualificação da pesquisa e da pós-graduação da FURG. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da FURG, Prof. Eduardo Resende Secchi, destaca entre essas ações “a melhoria dos procedimentos de distribuição de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (IC/IT), que passaram a beneficiar pesquisadores e pesquisadoras de forma mais abrangente, fortalecendo grupos emergentes.” Além disso, “a Propesp, através do Comitê Carlos Chagas – formado por pesquisadores/as com histórico de captação de recursos -, vem oferecendo apoio para a elaboração e revisão de projetos antes da submissão. Este Comitê é equivalente ao Comitê Sucupira, composto por docentes com bastante experiência em Pós-graduação, que revisa os relatórios anuais dos PPGs antes de serem homologados pela Propesp para submissão à Capes”, complementa o pró-reitor.

Outros destaques, no ano de 2023, incluem o aumento do número de bolsistas produtividade PQ/DT do CNPq. Sete novas bolsas foram conquistadas, dentre as quais 3 que solicitaram revisão da proposta ao Comitê Carlos Chagas. A FURG deverá ter em 2024 89 pesquisadores com bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico (DT) vigentes. Assim, dos 392 docentes que atuam em PPG, 23% são bolsistas de produtividade.

Outros destaques, no ano de 2023, incluem a aprovação do Edital “Centros Nacionais Multiusuários”, da Finep, no qual a FURG foi uma das 7 instituições aprovadas dentre as 111 que submeteram propostas. Neste ano a FURG iniciou a execução do edital Salas Limpas e dos dois sub-projetos aprovados no edital Proinfra de 2021, ambos da Finep. Estes projetos somam quase R$ 20 milhões em equipamentos e infraestrutura de pesquisa.

“Com estas políticas e ações de apoio e democratização dos recursos para a pesquisa, esperamos que nos próximos anos continuemos tendo bons resultados nos editais de pesquisa e de pós-graduação”, conclui o pró-reitor Eduardo.

ASSESSORIA -- FURG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!