Prefeitura reforça serviços de segurança e mobilidade com a entrega de viaturas
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Publicado em 09/01/2024

Pensando em aprimorar ainda mais os serviços oferecidos à população, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), realizou nesta sexta-feira (05) a entrega de duas viaturas que integrarão a frota municipal. A cerimônia ocorreu em frente à Prefeitura, visando a melhoraria da mobilidade e segurança na cidade. 

O ato contou com a presença do prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, a promotora de Justiça, Dra. Valdirene Jacobs, o procurador geral do município, Ênio Fernandez Jr., a secretária de Saúde, Zelionara Branco, os vereadores Júlio Cesar da Silva, Luka, Lary Mendes e Sargento Rodrigues, além das equipes de agentes de trânsito e guarda municipal.   

Uma das viaturas entregues será destinada ao setor de transporte da SMMAS, marcando a aquisição da primeira viatura 4x4 destinada a atender as demandas do transporte. O secretário da SMMAS, Anderson Castro, destaca os pontos positivos do novo veículo. “O objetivo é melhorar os atendimentos das denúncias do transporte, principalmente nas ilhas ou locais de difícil acesso. Além disso, por ser um modelo 4x4 e tendo a função de carregar os materiais de sinalização, buscamos entregar um serviço de maior qualidade para o cidadão”, diz Castro.  

O prefeito, Fábio Branco, comenta sobre a escolha da viatura ser locada e como irá beneficiar o município. “Temos servidores de qualidade, mas se não tiver condições de trabalho, pouco vamos conseguir ter o resultado esperado. Então, é uma nova política onde queremos alienar as viaturas antigas, que trazem gastos e não passam confiabilidade, para uma política de aluguel de viatura, sendo mais econômico. Fizemos um estudo para essa escolha, visando não precisar desembolsar recursos para a aquisição de viaturas que possuem um alto custo atualmente”, destaca Branco.  

Viatura JU.LI.A

O segundo veículo entregue tem como propósito atender as ocorrências relacionadas ao aplicativo JU.LI.A, voltado para denúncias de assédio sofrido por mulheres no transporte coletivo. O atendimento é feito pela Guarda Municipal, que além de atender exclusivamente o aplicativo JU.LI.A também irá responder as demais ocorrências.  

"Acredito que toda iniciativa é importância, devemos buscar sempre a evolução, aproximando-nos cada vez mais das mulheres e orientando elas sobre seus direitos. Quando a administração toma a frente nesse sentido, demonstra a disponibilidade de recursos e espaços para que as mulheres possam recorrer, dialogar e expressar suas necessidades. Isso é fundamental, porque as vezes o que falta é o conhecimento sobre como acessar esses recursos. Então, acredito que nosso trabalho é estar cada vez mais orientando e empoderando as mulheres”, destaca a promotora de Justiça, Dra. Valdirene Jacobs.  

O município do Rio Grande é o pioneiro na utilização da ferramenta JU.LI.A, que significa Juntas Livres do Assédio, dentro do Rio Grande do Sul. O prefeito, Fábio Branco, destaca a importância do projeto para a comunidade. “É um compromisso que fizemos para que pudéssemos ter políticas públicas mais consolidadas e com uma maior eficiência, principalmente destinada as mulheres. Nosso primeiro passo foi a integração das secretarias no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) e, além disso, com o JU.LI.A, sendo atendido pela Guarda Municipal juntamente com a Brigada Militar, podemos fornecer apoio e auxílio para essas mulheres”, diz Branco.  

Como funciona o JU.LI.A

Dentro do aplicativo “Cartão Rio Grande”, a JU.LI.A pode ser acionada indo até a aba “Mais”. O botão aparece na cor lilás, um pedido específico feito pela Prefeitura do Rio Grande na adaptação local do app. Caso a opção não apareça basta atualizar o aplicativo Cartão Rio Grande na Play Store do celular. Se for a primeira instalação do app no aparelho, a JU.LI.A já vai estar entre os serviços listados. O aplicativo está disponível tanto para Android como para iOS. 

Ao acionar a JU.LI.A - que é uma inteligência artificial - ela perguntará à usuária se ela está, naquele instante, em uma situação de emergência, e dará as diretivas para que ela acione a ajuda: o primeiro passo é ativar a localização de onde esteja. A utilização do aplicativo é intuitiva e simples, e além disso garante o anonimato de quem está denunciado, não pede nem colhe dados pessoais, mas apenas dados informativos importantes para a ocorrência, como as características do agressor. 

Desse modo, a SMMAS explica que o maior detalhamento possível das características do agressor nas respostas ao que é perguntando é fundamental para o agir das equipes. Ao presenciar ou ser vítima de assédio sexual, a usuária do transporte coletivo poderá acionar JU.LI.A e enviar a denúncia, que será recebida por uma equipe da Guarda Municipal preparada para atender esse tipo de ocorrência.

ASSESSORIA --- PMRG

 

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