Os Conselheiros Tutelares eleitos para ocupação de cargos durante o quadriênio 2024-2027 na eleição realizada no último dia 1º de Outubro tomaram posse na noite da quarta-feira (10) em cerimônia realizada no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, no Paço Municipal.
Ao todo foram empossados 20 Conselheiros titulares e 16 suplentes. Os titulares empossados foram subdivididos em quatro grupos de trabalho com cinco integrantes em cada, sendo cada um dos grupos designado a atuar em regiões da cidade pré-definidas.
Fernando Bitello, Presidente do COMDICA, salientou a importância dos Conselheiros Tutelares para a efetiva aplicação de políticas públicas voltadas ao público infanto-juvenil e a criação de novas, sempre buscando a proteção deste público. Segundo Bitello, o trabalho realizado por eles é de suma importância já que requisitam a atuação do poder público prestando serviço à comunidade. “O dia de hoje é um marco para os próximos quatro anos, pois estes conselheiros empossados vão trabalhar em prol de toda criança e adolescente no município do Rio Grande”, afirmou.
O Conselho Tutelar do Município do Rio Grande é um órgão autônomo vinculado administrativamente à SMCAS (Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social), que é responsável pelo provento da estrutura para que os Conselheiros possam executar suas funções. Para o Secretário de Município da pasta, Evandro Souza da Silveira, o trabalho realizado pelos Conselheiros no município é fundamental para assegurar a garantia de direitos e a proteção de crianças e adolescentes dentro daquilo que prevê o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
O Prefeito Fábio Branco, em discurso realizado durante a cerimônia, enfatizou o valor do trabalho realizado pelo Conselho Tutelar afirmando total apoio do Executivo Municipal ao órgão na busca por ações de fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público infanto-juvenil. O Prefeito fez menção a grande participação da população na votação que elegeu os Conselheiros empossados na ocasião, reconhecendo a importância do processo democrático e participativo para esta escolha.
ASSESSORIA -- PMRG