Com dados a partir de Agosto de 2022, data referente ao início da emissão da nova carteira, o registro é de mais de 600 mil carteiras, chegando em uma média de mais de mil novas identidades por dia.
É importante ressaltar que não há data limite para realizar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, tanto para a 1ª via quanto para a 2ª. O modelo antigo segue válido até 2032, podendo ser atualizado em qualquer data dentro deste período. Lembrando que apenas a 2ª via da identidade requer pagamento de taxa, o cidadão que realizar o pedido da 1ª via, será isento de taxas.
Para solicitar o novo modelo de documento é necessário apresentar a certidão (nascimento, casamento ou de casamento com a averbação do divórcio) correspondente ao estado civil atual e informar o número do CPF, que deve estar livre de restrições junto à Receita Federal. A forma de atendimento – por ordem de chegada ou por agendamento prévio no site - varia conforme o município. Para saber como proceder, o cidadão deve acessar o site do IGP: https://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade
Assim como no modelo atual, para inserir o número de outros documentos (carteira nacional de habilitação, título de eleitor, identidade profissional), nome social, condições peculiares de saúde (diabetes, hemofilia ou doenças incapacitantes) ou os símbolos de acessibilidade (deficiência física, auditiva, intelectual, visual e transtorno do espectro autista), basta apresentar os documentos ou laudos médicos comprobatórios. Mais informações podem ser encontradas no site do IGP – www.igp.rs.gov.br
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