Prefeitura do Rio Grande incentiva ação para transformar tampinhas plásticas em livros
Variadas
Publicado em 19/01/2024

Em uma ação que une sustentabilidade e solidariedade, a Prefeitura do Rio Grande cedeu o prédio localizado na R. Sen. Corrêa, 549 para abrigar o projeto "Tampinha do Bem". Das 8h às 12h, a iniciativa arrecada tampas plásticas de diversos tipos, como tampas de margarina, sorvete, produtos de higiene e limpeza, garrafas pet, entre outras. O objetivo é reverter o valor obtido com a reciclagem dessas tampas em benefícios para instituições e ações de auxílio à comunidade. 

Na última terça-feira (16), a primeira-dama e secretária da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), Lu Compiani, juntamente com o superintendente Carlo Diego Alves, realizou a entrega de 29,30 quilos de tampinhas plásticas arrecadadas no ponto do Praça Shopping e durante o evento CriaRG Hackathon. O montante será destinado à compra de livros na Livraria Vanguarda para a Biblioteca infantil Monteiro Lobato.  

A iniciativa não apenas contribui para o meio ambiente, mas também busca incentivar o acervo da biblioteca, localizada dentro da Biblioteca Riograndense, e fortalecendo a educação e o hábito de leitura entre os jovens rio-grandinos. 

A primeira-dama destaca que a ação "Transforme tampinhas em Livros" visa conscientizar também a questão ambiental para as novas gerações, além de contribuir para o acervo infantojuvenil da biblioteca. Aqueles que desejarem colaborar podem levar o material arrecadado para a secretaria da SMDIT, situada na R. República do Líbano, 88. Além disso, a sugestão é que eventos realizados no município incorporem pontos de coleta, proporcionando uma oportunidade para o público contribuir com essa ação. 

Tampinha do Bem  

O projeto "Tampinha do Bem" teve seu início há oito anos, inspirado pela vereadora Laurinha, que inicialmente recolhia tampinhas para a castração de animais. Hoje, conta com a participação de oito instituições, incluindo AAPECAN, Asylo, A.E.C. Real, CARE, C. Terapêutica V. Nova, Creche Mansão da Paz, Escola Álvares de Azevedo e H.U. Para conhecer mais sobre o projeto acesse o instagram @tampinhadobem2017 

A responsável pelo projeto, Simone Romanelli, destaca que ao realizar a entrega, a pessoa pode escolher para qual instituição deseja destinar a verba. “Incentivados pela Laurinha e por estarmos precisando de dinheiro para a manutenção do Asylo o projeto ‘Tampinha do Bem’ surgiu e, hoje auxiliamos ao total oito instituições. Nesse período de verão estamos recolhendo as tampinhas das 8h às 12h, mas a partir de março temos planos de aumentar esse horário”, diz Simone. 

As tampinhas plásticas, predominantemente fabricadas em polipropileno, são consideradas uma matéria-prima de alta qualidade. Com um ciclo de reciclagem eficiente, o plástico reciclado está pronto para retornar à indústria em apenas dois dias, evitando desperdícios

ASSESSORIA -- PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!