Na manhã de terça-feira (30), deram-se início às ações, em Rio Grande, relacionadas ao Eixo de Desenvolvimento Econômico da Operação Verão Total 2023-2024 do governo do Estado. Uma realização da Prefeitura do Rio Grande em parceria com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis-RS), o evento visava disponibilizar serviços para que residentes e turistas possam regularizar suas empresas, possibilitando também a abertura de novos negócios em até 10 minutos por meio da plataforma digital “Tudo Fácil Empresas (TFE)”, das 10h às 16h, em frente ao Estúdio de Verão da Rádio Oceano, na Avenida Rio Grande, no Balneário Cassino.
“Aqui, o nosso principal objetivo é vincular os três pontos, as três pontas dessa pirâmide. O empreendedor, que é para ele que nós trabalhamos, o poder público e os órgãos de registro”, explica a secretária adjunta da Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), Paola Braga. A programação inclui a prestação de serviços pela Jucis-RS, com o apoio do SEBRAE, SEST/SENAT, SENAC, SESC, SINE, Sicredi e da Rádio Oceano.
“Políticas como esta são essenciais para as nossas políticas públicas, porque aqui, no município, nós buscamos a dignidade das pessoas. Como é que um poder público entrega dignidade? Entrega dignidade gerando emprego. E quem é que gera emprego? É o empreendedor. Consequentemente, ele gera a sua renda, a da sua família e as das famílias no seu entorno”, continua Braga. “A cidade do Rio Grande vem na vanguarda do que se tem de processos de desburocratização no país. Nós temos um processo de desburocratização muito forte, voltado ao empreendedor, principalmente àquele que está na base da cadeia, o de menor porte. Quando a Junta Comercial nos procura via Sala do Empreendedor, o nosso objetivo é colocar para a comunidade, para os municípios, todos os serviços que estão à disposição e que, por vezes, eles não acessam porque desconhecem”.
A Sala do Empreendedor, localizada na Rua República do Líbano, esquina Francisco Marques, n° 88, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, é um projeto que oferece uma variedade de serviços para apoiar aqueles que têm ou planejam iniciar um negócio, incluindo consultorias, palestras e workshops. Ela esclarece que a meta é demonstrar, por meio dessa programação, os benefícios que a iniciativa pode proporcionar a esse público.
O prefeito Fábio Branco participou da cerimônia de abertura do evento e expressou gratidão pelo apoio da Junta Comercial do RS, bem como dos apoiadores e parceiros. Destacou a iniciativa do município em simplificar o processo de abertura de novos negócios, visando acelerá-lo. “É uma prioridade nossa gerar emprego, nós passamos praticamente de meses para horas, então estamos dando hoje a viabilidade de abrir uma empresa em até quatro horas e, quando for na parceria com a Junta Comercial, nós estamos abrindo em duas horas”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal em sua fala. “Nós vamos endurecer na fiscalização, mas nós vamos facilitar na aprovação. Esse é o papel do Poder Público, e é isso que nós queremos como marca”, finalizou.
A cerimônia também teve a participação da presidente da Junta Comercial do RS, Lauren Mombach, que expressou agradecimento pelo respaldo do município à iniciativa do governo estadual.
ASSESSORIA -- PMRG