Uma das iniciativas planejadas para 2024 é o projeto conhecido como “Rota do Parque”, apontado como o principal empreendimento de mobilidade urbana do município. Orçada em cerca de R$ 70 milhões, a intervenção viabilizará a ligação entre as rodovias BR-392 e BR-116, atravessando toda a cidade, compreendendo uma extensão de aproximadamente 12 quilômetros. Assim, ocorrerá uma otimização no fluxo de veículos, especialmente em uma das principais vias de entrada e saída da cidade, a Estrada Roberto Socoowski.
O chefe do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), o engenheiro civil Gilberto Arabidian Jr., explicou que o projeto abrangerá, também, um parque linear, oferecendo áreas de caminhada, ciclovia, mobiliário urbano, instalações de academia, arborização, quadras esportivas e iluminação. Os trabalhos serão executados ao longo de um período de 20 meses. Neste momento, o projeto está dependente do licenciamento ambiental.
Ainda segundo Arabidian, os fundos para a execução da obra serão obtidos mediante a Agência Francesa de Desenvolvimento, que planeja financiar o "Cidade do Futuro", um macroprojeto de intervenções no município.
ASSESSORIA -- PMRG