Recepção da Maternidade do HU-Furg ganha vida e cor com projeto de humanização
Variadas
Publicado em 05/02/2024

A recepção da Maternidade do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou por uma transformação que está trazendo mais alegria para as famílias que passam por lá. Como expressou Edinilson Kabke, pai da recém-nascida Ayla, “Achei muito lindas as pinturas e a inclusão. Ficou bonita a forma como foi expressa a arte, realmente os bebês ficaram muito parecidos com a realidade e, com certeza, o pessoal que chega na Maternidade vai sentir-se acolhido e um pouco parte disso”.

As paredes ganharam um tom azul, criando um cenário de céu, com bebês, aviões, balões, nuvens e corações, assim, a recepção da Maternidade está mais acolhedora e colorida, graças à iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital. O GTH, criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS), visa melhorar os processos de trabalho e a qualidade do atendimento, além de promover o bem-estar dos usuários e profissionais de saúde. Para a chefe da Unidade da Saúde da Mulher, Tânia Fonseca, “o trabalho ficou lindo e deu leveza ao ambiente. Um toque lúdico ao local onde, nem sempre, os desfechos são tão tranquilos. Só temos a agradecer à equipe da GTH pela iniciativa e execução”.

A enfermeira e responsável pela Maternidade, Maria Emília Bueno, destacou que a iniciativa trouxe alegria ao ambiente e não só beneficia as mães, mas também torna o local mais agradável para os profissionais. Segundo a enfermeira, há gestantes que ficam internadas bastante tempo e acabam fazendo um book de fotos delas na Maternidade. “Muitas faziam essas fotos em uma parede vazia, mas agora têm um cenário mais alegre e acolhedor para registrar esses momentos”, disse.

O projeto de revitalização contou com a colocação de móveis e pintura, visando humanizar o ambiente hospitalar, tornando-o mais acolhedor para as gestantes e puérperas, além de alegrar os familiares que as acompanham. A arte em grafite, finalizada em 24 de janeiro, foi realizada pelo artista local Guilherme Gerundo. As tintas e materiais necessários para as pinturas foram financiados pelo GTH, por meio da campanha “Tampinha do Bem do HU-Furg”. Segundo o coordenador do projeto e membro do GTH, Alan Bastos, “A ideia foi transformar um ambiente frio, com paredes beges e cadeiras brancas de madeira, em um ambiente mais acolhedor e agradável para as famílias atendidas no local. Além disso, foram colocados um conjunto de estofados e vaso com plantas, criando uma área para que familiares e gestantes possam aguardar com conforto”. E acrescentou: “Foi criado um painel para que os pais possam registrar um dos momentos mais importantes de suas vidas e compartilhar nas redes sociais ou enviar aos familiares”.

A campanha “Tampinha do Bem do HU-Furg”, realizada desde abril de 2020, como destacou Alan, “visa arrecadar tampinhas, que são vendidas para viabilizar ações voltadas aos trabalhadores e pacientes atendidos do HU-Furg. As doações podem incluir tampinhas de bebidas, produtos de higiene e cuidados pessoais, produtos de limpeza e outras tampas de plástico rígido”. Com os recursos, já foram realizadas diversas ações, dentre elas, a revitalização do refeitório e a compra emergencial de fraldas nos tamanhos que não são recebidos por meio de doações.

Os interessados em contribuir com a campanha podem depositar as tampinhas no coletor instalado na Portaria Central (Acesso 4) do HU-Furg, na rua General Canabarro, s/nº e entregar para os membros do GTH – contato pelo telefone (53) 3233.0306 (Alan).

ASSESSORIA EBSERH

Comentários
Comentário enviado com sucesso!