A Secretaria de Educação (SMEd) anunciou nesta semana a abertura de vagas para o nível Maternal II na EMEF Renascer, localizada na Ilha dos Marinheiros, sendo a primeira vez que este serviço será oferecido na região. Dessa forma, a escola passará a realizar o atendimento de uma turma com até 15 crianças da faixa etária dos três anos completos até 31 de março. As inscrições para as vagas podem ser feitas no site da SMEd (www.riogrande.rs.gov.br/smed) até sexta-feira (23).
A medida atende a um pedido da comunidade do local e a instituição se torna a primeira escola rural a disponibilizar o Maternal II. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Infantil, Bruna Mendonça, não foi necessário realizar nenhum investimento para disponibilizar a nova turma, apenas uma realocação de alunos e profissionais, já que a escola já possui, em seu quadro, uma professora habilitada para o trabalho.
“A professora estava atuando com uma turma dos níveis que só tinha duas crianças. Na educação infantil trabalhamos com as interações, com as brincadeiras, com o desenvolvimento integral da criança, e com duas crianças ficava inviável..Então essa realocação foi necessária para ampliar o desenvolvimento delas, com mais colegas para repartir. Com essa reorganização, nos sobrou uma sala para que pudéssemos atender esse pedido da comunidade com a turma de maternal II”, explica.
A partir desse contexto, as famílias interessadas que solicitaram o atendimento à secretaria podem realizar a inscrição dos alunos no edital e para que sejam acolhidas pela escola. Além disso, conforme destaca Bruna, também é realizado um período de entrevistas e de inserção, para assim qualificar o atendimento da educação infantil e o relacionamento com as famílias. “ É uma proposta para que essas crianças possam se desenvolver mais, com contato com um grupo social para que possam brincar com outras crianças e ter vivências significativas. Então esse foi o objetivo”, afirma.
Sobre a importância da presença de crianças dessa faixa etária nas escolas, a coordenadora ainda ressaltou que elas precisam ser desafiadas a desenvolver novas formas de pensar, de maneira a trabalhar a imaginação, a sensibilidade, o emocional e a construção do conhecimento.
“Estar neste ambiente escolar auxilia a desenvolver a oralidade, a participar de propostas pedagógicas, estabelecer vínculos com outras crianças, com a professora. Enfim, é necessário para o seu desenvolvimento integral, trabalhado por uma profissional da área, que tenha esse olhar atento à educação infantil, que sabe planejar com intencionalidade para que essas crianças se desenvolvam da melhor forma”, acrescenta.
Maternal II na rede municipal
De acordo com os dados do sistema da SMEd referentes ao dia de hoje (21), atualmente a rede municipal de ensino conta com 59 turmas de Maternal II, o que representa o atendimento de 621 crianças da faixa etária dos 3 anos. Destas, são 30 turmas no turno da manhã, com 307 estudantes; 26 turmas na parte da tarde, atendendo 273 alunos; além de 3 turmas de turno integral, que recebem 41 crianças. É importante salientar que, como as matrículas ainda estão sendo realizadas, esses números ainda devem ser ampliados.
ASSESSORIA - PMRG